terça-feira, 31 de julho de 2012

Fazendeiros denunciam criação de milícias para grilagem no Piauí


Secretaria de Segurança Pública investiga o envolvimento de policiais militares com a grilagem na região Sul do Estado.

O clima é de tensão para os proprietários de terra e fazendeiros que trabalham no sul do Piauí. O principal confronto é por grilagem de terra. Hoje, proprietários de terrenos denunciaram a formação de “milícia” armada.



O fazendeiro Mauro Oliveira, que tem propriedades no Sul do Estado há 22 anos, denunciou a atuação de milícias fortemente armadas comandando a prática da grilagem na região.

"Há uns cinco anos ouvimos falar de milícias no cerrado, mas hoje estamos vendo, nos deparamos com essas pessoas fortemente armadas em todo o cerrado", afirmou o fazendeiro.


Compartilha do mesmo clima de insegurança o proprietário da Fazenda Poliagro, Paulo Roque da Matta. Sua propriedade, que tem área estimada em 10 mil hectares entre os municípios de Alvorada do Gurguéia, a 539 km de Teresina e Manuel Emídio, é registrada no Incra e tem atividade produtiva há cerca de 30 anos.

"Nós temos pistoleiros fortemente armados fazendo grilagem, estou me sentindo inseguro. Já ameaçaram até queimar as máquinas", contou o fazendeiro.


A situação tensa, já chegou ao conhecimento do Secretário de Segurança Pública, Robert Rios, que já investiga até a hipótese do envolvimento de policiais militares com a grilagem na região.

"Temos o conhecimento de homens armados e inclusive da participação de policiais nesse evento, se algum PM estiver envolvido em grilagem, vamos enquadrá-lo por formação de bando e quadrilha e serão expulsos da Polícia", afirmou Robert Rios.


O Interpi (Instituto de Terras do Piauí) reconhece que pelo menos um milhão de hectares no Piauí, está desordenadamente ocupados. O procurador Wilson Gondin afasta o clima de tensão no campo.

"Não temos notícias de mortes nem de guerras fundiárias no Estado, o Piauí é considerado tranquilo", afirmou o procurador.

Vara agrária

O Tribunal de Justiça do Piauí já criou uma vara agrária que funciona no município de Bom Jesus, mas ainda não possui promotor, por isso não funciona plenamente. O corregedor do tribunal de justiça do Piauí, desembargador Francisco Paes Landim promete ação enérgica para coibir e prevenir a violência no campo


"A corregedoria tem se empenhado para por fim a essas disputas por terra no Sul do Estado. Despachamos juízes auxiliares para ser feita inspeção nos cartórios, a respeito desse problema da grilagem", afirmou o desembargador.


Leia também:


fonte:Cidadeverde.com

NOTÍCIA RECENTE SOBRE DECISÃO ADOTADA PELO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, MINISTRO AYRES BRITTO

STF suspende liminar que permitia elegibilidade de prefeita de Tianguá (CE)
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, concedeu liminar suspendendo efeitos de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, por sua vez, suspendeu a inelegibilidade da atual prefeita do Município de Tianguá (CE), Natália Félix da Frota, e de outros integrantes da mesma coligação. A decisão do ministro Ayres Britto baseou-se no entendimento adotado pelo STF no sentido de que a Lei Complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa) se aplica a fatos anteriores a sua entrada em vigor.

A liminar foi concedida pelo STF a pedido da Coligação Juntos Faremos Melhor, que, nas eleições municipais de 2008, ajuizou representação eleitoral contra a Coligação Juventude Experiência e Trabalho por abuso de poder político e econômico, devido à promoção pessoal por meio de propaganda institucional. A representação foi julgada procedente em primeiro e segundo graus pela Justiça Eleitoral, que declarou a inelegibilidade, por oito anos, da prefeita e de outros integrantes da coligação vitoriosa naquele pleito.

As decisões da Justiça Eleitoral fundamentaram-se no artigo 22, inciso XIV, da Lei Complementar 64/1990 (com a redação conferida pela Lei da Ficha Limpa), e foram objeto de recursos especiais pelas partes e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que pretendia ainda a cassação dos mandatos. Os recursos se encontram com vista ao MP, para emissão de parecer. Por meio de ação cautelar, os eleitos obtiveram, em 19/6/2012, a liminar favorável do TSE (agora suspensa), que conferia eficácia suspensiva ao recurso especial.

Diante da iminente formalização do pedido de registro de candidaturas para as eleições municipais deste ano, a Coligação Juntos Faremos Melhor alega, na Reclamação (RCL) 14055, que a liminar concedida pelo TSE ofende a autoridade do STF, que, no julgamento de ações relativas à aplicação da Lei da Ficha Limpa – Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 29 e 30 e Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4578 –, confirmou a sua validade.

Na decisão, o ministro Ayres Britto considerou presentes os requisitos necessários à concessão da liminar, uma vez que o STF pacificou a questão ao seguir, no julgamento das ADCs 29 e 30 e da ADI 4578, o voto do relator, ministro Luiz Fux, no sentido de que “a elegibilidade é a adequação do indivíduo ao regime jurídico do processo eleitoral”, não cabendo a alegação de direito adquirido ou de autoridade da coisa julgada.



com informações de  Paulo Roberto

Valdeci Junior, ex-prefeito de Curimatá se defende sobre ficha-suja - Agora

Eleições em Caracol - PI: O retorno do cangaço!

Caracol já é conhecida por suas disputas eleitorais acirradas e às vezes violenta. Por último, tornoram-se "sangrentas". Isso porque, os úlitmos acontecimentos no município envolveram muita confusão, brigas e "sangue" por causa das eleições. Foi o que aconteceu ontem, quinta - feira 26 de julho, na pequena comunidade de Pendangas, onde uma equipe que acompanhava a candidata a prefeita BENA do PTB juntamente com vereadores de sua chapa, envolveram -se numa briga que resultou em um ferido a faca. 

O senhor José Luiz da Rocha de 55 anos, morador da comunidade, foi atingido duas vezes, por um individuo de nome Azenaldo e ameaçado por um outro conhecido como Xiruca e demais acompanhantes da candidata BENA que também estavam armados com faca. Os individuos seriam uma espécie de guarda-costas da então candidata BENA, que por fim, demostraram já estarem  mal-intenciondados por já a acompanharem todos armados para visitarem uma pacata comunidade que nenhum risco oferecia. 

O motivo da confusão, se deu porque a equipe da candidata BENA teria retirado propagandas, do atual prefeito e candidato à reeleição NILSÃO, de uma residência da comunidade e inserido as da candidata BENA. Outros moradores visitaram a casa do cidadão logo depois e o mesmo teria dito que foi praticamente forçado a substituir as propagandas e autorizou-os a retirar novamente essas propagandas que comemoram com fogos de artifício.

Isso provocou a ira nesses individuos que partiram pra cima do cidadão José Luiz, que não estava envolvido na cena. 
Acredita-se que eles tenham agido dessa forma pelo fato do senhor José Luiz ser uma liderança na comunidade e ter prestígio junto aos moradores da comunidade, sendo assim o principal alvo e pela grande rejeição à candidata no povoado.

É o segundo escândalo no qual se envolve a candidata do PTB BENA, pois no dia anterior ela teria se envolvido em um outro tumulto, desta vez na sede do municipio no Bairro Comandante José Dias.

Algo precisa ser feito, visto que, ainda faltam mais de dois meses para as eleições 2012 e até lá muitas outras confusões podem ser armadas e para que isso não termine em fatalidades temos que apelar para as autoridades que reforcem o policiamento. 
Os culpados precisam ser punidos e a comunidade precisa observar a qualidade de candidatos que pretendem o administrar o município, para escolher com com coerência e bom senso, pois como gritam os moradores da comunidade: O cangaço não pode retornar!

Vejam as imagens:

 

 

 


fonte:suldopiaui

Curimatá: Candidato recorre ao TRE e continuará fazendo campanha


O candidato a prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior (PSDB), continua na disputa eleitoral com base em recurso impetrado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), apontando entendimento de que a Lei da Ficha Limpa não retroage para atingir candidatos condenados antes da sua regulamentação em 2010.
 
“O entendimento consolidado é que a Lei da Ficha Limpa não retroage ao ano de 2004, quando se deu a captação ilícita de sufrágio alegada. A aplicação da medida se faz apenas após a promulgação da lei em 2010. Nesses casos, onde a situação do candidato já se consolidou antes da Lei da Ficha Limpa, o entendimento é pacífico”, esclarece o advogado do candidato, Carlos Yury de Moraes.

 
Valdecir foi cassado em 2008 por decisão monocrática do ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mesmo após ter sido absolvido por unanimidade no TRE-PI da acusação de compra de votos na eleição de 2004. 

A decisão do ministro não aplicou pena de inelegibilidade ao candidato, porque ao tempo do julgamento no TSE a medida seria inaplicável – naquele tempo casos de cassação se limitariam a impedimento de três anos sem disputar eleição. O advogado sustenta que Valdecir nunca perdeu os direitos políticos, tendo sua pena restrita a perda do cargo.
 
Valdecir segue candidato aguardando o julgamento do processo no pleno do TRE-PI. O prazo para a apreciação do recurso se encerra no dia 22 de agosto. O candidato lembrou que o seu vice-prefeito, Valtércio Araújo Silva, também cassado pela decisão do ministro Marcelo Ribeiro concorreu a eleição em 2008, sem qualquer questionamento. 

“O que nós entendemos é que houve um grande equívoco do juiz eleitoral da comarca de Curimatá, que será corrigido pelo pleno do TRE-PI”, afirmou Valdecir.

fonte;cidade verde

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Juiz indefere candidato a prefeito de Curimatá,mas o outro passa.


juiz da 51ª Zona Eleitoral de Curimatá (780km de Teresina) indeferiu a candidatura do ex-prefeito da cidade Valdecy Júnior (PSDB), candidato à Prefeitura Municipal. O juiz Antônio Lopes indeferiu a candidatura de Valdecy Júnior baseado na Lei da Ficha Limpa, que impede políticos condenados por colegiado a disputarem mandatos eletivos.
O advogado que impetrou o pedido de impugnação da cassação de Valdecy Júnior é Daniel Oliveira, baseado no fato do ex-prefeito ter tido seu mandato de prefeito cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Valdecy Júnior pode recorrer da decisão do juiz eleitoral de Curimatá junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Agora foi deferida a candidatura de Reidan Kleber PMDB à prefeitura de Curimatá.

fonte:meio norte

Ex-prefeito cassado por compra de votos tem candidatura indeferida por Juiz Eleitoral em Curimatá


O advogado impetrou o pedido de impugnação da cassação baseado no fato do ex-prefeito ter tido seu mandato de prefeito cassado pelo TSE em 2004 por captação ilícita de sufrágio.

GIL SOBREIRA, DO GP1
Atualizada em 30/07/2012 - 14h00
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar Valdecir Junior(Imagem:Reprodução)
O juiz da 51ª Zona Eleitoral de Curimatá (780km de Teresina) indeferiu a candidatura do ex-prefeito Valdecir Cavalcante Albuquerque Júnior (PSDB) à Prefeitura Municipal. 

O juiz Antônio Lopes indeferiu a candidatura de Valdecir Júnior baseado na Lei da Ficha Limpa, que impede políticos condenados por colegiado a disputarem mandatos eletivos. De acordo com a sentença Valdecir Júnior “incorre na hipótese de inelegibilidade prevista no art.1º, inciso I, alínea “j” da LC 64/90 alterada pela Lei 135/10.

No concerne a impugnação deve-se lembrar que o impugnado foi eleito para o cargo de prefeito da cidade de Curimatá nas eleições realizadas em 2004 e exerceu o mandato até o ano de 2008, quando, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, no bojo do Recurso Especial n°27.104, foi cassado por captação ilícita de sufrágio cometida na eleição de 2004”. O parecer do Ministério Público Eleitoral foi pelo indeferimento da candidatura.

O advogado que impetrou o pedido de impugnação da cassação de Valdecy Júnior é Daniel Oliveira, baseado no fato do ex-prefeito ter tido seu mandato de prefeito cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2004 por captação ilícita de sufrágio.

Valdecy Júnior pode recorrer da decisão do juiz eleitoral de Curimatá junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Imagem: ReproduçãoDaniel Oliveira(Imagem:Reprodução)Daniel Oliveira
fonte;gp1

sábado, 28 de julho de 2012

No Piauí, cerca de 600 candidatos passarão por teste de escolaridade


Estado só perde para Minas Gerais em candidatos a prefeito considerados analfabetos funcionais.

Como parte do regimento para cadastrar a candidatura junto à Justiça Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza testes para comprovar a escolaridade dos candidatos. Segundo levantamento do TSE, Minas Gerais é o Estado com mais analfabetos funcionais, ou seja, que sabem apenas ler e escrever e não têm capacidade para interpretação ou compreensão. Piauí vem na sequência.
Em Minas Gerais 18 candidatos foram considerados analfabetos funcionais e devem passar por testes. No Piauí, de 599 candidatos com este perfil, 16 pediram registro para concorrer a prefeituras. Deste total, 115 já passaram por testes.
O teste é aplicado individualmente por um juiz, promotor ou servidor do cartório eleitoral. A prova pode ser aplicada em forma de ditado, formação de frases simples ou uma declaração de próprio punho para comprovar que está apto a ler e escrever.
Vereadores
Dos mais de 10 mil candidatos do Piauí com registro efetuado no TSE, 11 se declararam analfabetos. Entre eles, um dos candidatos a vice-prefeito do município de Lagoa do São Francisco. Somente em Teresina, nove candidatos a vereador estão nessa categoria, sendo sete deles do DEM, um do PMN e outro do PTB.
Em Campo Maior, o Ministério Público convocou três candidatos a vereador para comprovar a escolaridade. Em Pedro II, 30 candidatos passaram pelo teste de escolaridade. Em Demerval Lobão são 20 candidatos que fizeram a comprovação. Em Parnaíba e Ilha Grande, cerca de 50 candidatos já passaram pelo teste. Em Alto Longa, um candidato a vereador se recusou a fazer o teste alegando problemas psicológicos. A juíza da zona eleitoral de Cristino Castro aplicou um ditado para cerca de dez candidatos. Em Lagoa do Piauí, o MP exigiu que um dentista fizesse o teste de escolaridade, pois apresentou o diploma de nível superior, sem os demais documentos de escolaridade.
Indeferidos
Os candidatos que já tiveram candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral no Piauí estão recorrendo para continuar na disputa. Até agora, pelo menos seis deles já entraram com recurso.  Dos nomes apontados, todos concorrem ao cargo de vereador. Em Teresina, dois candidatos desistiram da disputa, devido as cobranças da Justiça Eleitoral. Outros três tiveram as candidaturas indeferidas.
O balanço parcial aponta que, no Piauí, são 547 candidatos a prefeito, 546 candidatos a vice-prefeito, 9.194 candidatos a vereador em todo o Estado que estão sob análise. Destes, 12 candidatos a vereador tiveram o registro indeferido.  38 renunciaram, sendo dois candidatos a prefeito, dois a vice-prefeito e 34 a vereador, em vários municípios do Estado. Segundo a Justiça Eleitoral,  cerca de 8 mil pedidos de registros no Piauí, aguardam julgamento.
Fonte: Estadão

CAMPEONATO CURIMATAENSE DE FUTEBOL 2012

HOJE TEM JOGO DECISIVO PELO CAMPEONATO CURIMATAENSE DE FUTEBOL .
A PARTIDA É ENTRE  OS TRADICIONAIS TIMES DO PIÇARRINHA E BOTAFOGO NO ESTÁDIO OSIMAZÃO ,QUEM PERDER ESTÁ REBAIXADO PARA SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO.

SE O TIME DO BOTAFOGO EMPATAR OU PERDER ESTARÁ NA SEGUNDA JÁ SE GANHA FICA CLASSIFICADO .

O PIÇARRINHA SE GANHAR OU EMPATAR FICA NA PRIMEIRA SE PERDER DESCE PARA SEGUNDA.

PARA ESQUENTAR AINDA MAIS O JOGO O TÉCNICO NO BOTAFOGO FALOU QUE O TIME SÓ ENTRARÁ EM CAMPO SE O JOGADOR LUCIANO DO PIÇARRINHA NÃO JOGAR ,SEGUNDO ELE O O JOGADOR PARTICIPOU DE BRIGAS NO JOGO PASSADO CHEGANDO A RASGAR O CARTÃO DO JUIZ.

Eleições: de onde vem a grana?


Certos políticos responderiam a pergunta acima com uma ironia: “A origem do dinheiro é sempre a Casa da Moeda” – capaz de apagar a linha existente entre o realismo e a hipocrisia.
Ressalvadas as eventuais e poucas exceções, todas as despesas em campanhas eleitorais, a exemplo das moedas, têm dois lados: a contabilidade legal e a ilegal.
Essa última, o famoso “caixa 2”, configura crime eleitoral. Poucos candidatos e pouquíssimos partidos escapariam da Justiça Eleitoral se a prestação de contas fosse submetida ao rigor das lupas. Mesmo essas, de segunda categoria, vendidas pelos camelôs nas calçadas das grandes cidades.
Eleições como as que conhecemos não se fazem sem dinheiro. E a democrática massificação das competições exige muito dinheiro. Há regras para o uso dos recursos e para as doações oficiais.
Dados da Transparência Brasil
Levantamento feito pela Transparência Brasil dá a dimensão do custo oficial das eleições municipais de 2004 e 2008. A soma dos gastos de campanhas de prefeitos e vereadores, em 2008, ultrapassou a casa dos 2 bilhões de reais. Um aumento superior a 700 milhões de reais se comparado aos gastos na disputa para a prefeitura, que teve, no último pleito municipal, um número menor de candidatos. Na competição para a prefeitura houve aumento acima de 50 milhões de reais. Havia também um número menor de candidatos inscritos.
Se for considerada, em hipótese bastante otimista, a relação de um 1 real oficial para 1 real não declarado, essa última eleição municipal (2008) terá girado mais 4 bilhões de reais.
De onde vem essa grana não declarada?
Esse é o núcleo da questão formado a partir desse furacão político que atingiu o PT em 2005, chamado de “mensalão”, agora em hora de julgamento definitivo no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Mensalão” é uma criação do ex-deputado Roberto Jefferson. Advogado sagaz, ele usou essa construção linguística precisa para o escândalo político buscado.
Roberto Jefferson. Criador da palavra fatal. Foto: Eduardo Naddar/ Ag. O Globo
Tudo nasceu da aliança entre o PT e o PTB em torno da eleição municipal de 2004. Nada a ver, portanto, com as votações de interesse do governo no Congresso. Eis um argumento fundamental de Luiz Francisco, advogado de Jefferson, incluído nas considerações finais enviadas ao STF: “Não se tratava ali de apoio ao governo federal”.
A eleição era municipal. O advogado explicou: “O acordo (…) envolveu a doação financeira dos petistas para os petebistas da ordem de 20 milhões de reais”.
Esse ponto na defesa de Jefferson é suficiente para desmontar a ideia, construída por ele próprio, de que havia uma verba mensal para deputados que votassem com o governo. Mas a mentira, pregada mil vezes, virou verdade.
Volta a pergunta: de onde vem esse dinheiro, 4 milhões de reais, que o PT repassou ao PTB?
A doação de um partido para o outro, em aliança, é legal. Em 2004, estava regulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme afirma o advogado Luiz Francisco. Mas qual a origem desse dinheiro?
Neste caso haveria um erro primário do Ministério Público, registrado pela defesa de Jefferson. O dinheiro é tratado pelo MP como irregular, ilícito, embora o texto da denúncia faça referência explícita como de origem “ainda não identificada”, conforme consta na Folha 10.
Dinheiro sem identificação não pode ser identificado como ilegal sem que seja feita a prova. E, segundo o PT, ele é fruto de recursos próprios e de empréstimos bancários. O STF decidirá

carta capital

Empresas estão obrigadas a comprovar ao trabalhador recolhimentos à Previdência


A partir de agora as empresas serão obrigadas a informar mensalmente a seus empregados o valor da contribuição previdenciária feita em seu benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É o que determina a Lei nº 12.692, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (25).
A nova lei tem como origem projeto de lei apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). O senador argumenta que a fiscalização do INSS ainda é frágil e que a medida permitirá ao próprio trabalhador controlar as contribuições, com isso inibindo a sonegação. À época, ele assinalou que o nível de sonegação estava ao redor de 30%.
O novo texto legal, que altera a lei que dispõe sobre a organização e custeio da Previdência Social (Lei 8.212, de 1991), estabelece que documento especial, a ser regulamentado, será utilizado pelos empregadores para informar os valores recolhidos ao INSS sobre o total da remuneração do trabalhador.
Com o objetivo de ampliar os meios de controle e fiscalização, a lei estabelece ainda que o INSS será obrigado a enviar às empresas e aos segurados extrato relativo ao recolhimento de suas contribuições sempre que solicitado.
Situação atual
Atualmente, é possível retirar extratos das contribuições em qualquer agência da Previdência ou por meio do Portal da Previdência, nesse caso desde que o trabalhador tenha senha fornecida previamente nas agências. Para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa, os extratos podem ser obtidos nos caixas eletrônicos e na internet.
Veto
A presidente da República, Dilma Rousseff vetou dispositivo que previa multas, em função do número de empregados, para as empresas que deixem de fornecer os extratos mensais. As multas seriam ainda aplicadas quando as empresas deixassem de informar à Receita Federal e ao Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) os dados sobre fato gerador, base de cálculo e valores devidos da contribuição previdenciária, como já exige a mesma legislação.
Na mensagem, a presidente da República afirma que o veto não acarreta a ausência de sanção pelo descumprimento das obrigações previstas, já que a Lei 8.212/1991 tem regra geral prevendo a aplicação de multas pelo descumprimento de seus dispositivos.
Agência Senado

Dois jovens são assassinados no município de Corrente


Na noite da última quinta-feira (26), dois jovens foram assassinados na cidade de Corrente. Segundo Tenente Arenaldo, lotado no 7º BPM em Corrente, o crime aconteceu nas proximidades do lixão da comunidade Estepe. Vizinhos teriam ouvido cinco disparos de arma de fogo e logo em seguida avistaram dois corpos caídos.
Uma das vítimas identificada como Logan, já tinha passagem pela polícia e foi executado com um tiro na cabeça e outro nas costas. O outro rapaz identificado como Fernando foi atingido com um tiro nas costas. Segundo a polícia os suspeitos de cometer o crime estariam em uma pick-up hilux cinza e teriam seguido em direção ao centro da cidade. A PM de Corrente está realizando diligências pela região.

fonte:180 graus

sexta-feira, 27 de julho de 2012

ÚLTIMOS CANDIDATOS COM CANDIDATURAS DEFERIDAS EM CURIMATÁ

HOJE FORAM DEFERIDAS AS ULTIMAS CANDIDATURAS DOS CANDIDATOS A VEREADORES DE CURIMATÁ ,VEJA OS NOMES ABAIXO:

CANDIDATOS DEFERIDOS

ELDIMARIO RIBEIRO LIMA


EZINAIR LUSTOSA BASTOS


RAIMUNDO NONATO RODRIGUES DO AMARAL


CANDIDATO INDEFERIDO


CINTIA EDMEIA VELOSO CORREIA




FALTAM AGORA AS CANDIDATURAS DOS CANDIDATOS A PREFEITO.

Karatecas bonjesuenses levam ouro no Mundial em Teresina


Equipe bonjesuense de karatê















Nos dia 19 a 22 de julho, no Ginásio do Cefet, na capital piauiense, aconteceu o 5° Campeonato Mundial de Karatê, disputado nas modalidadescrianças, cadetes e juniores.
Com a participação de diversos países, dentre eles, França, Itália, África do Sul, Estados Unidos da América (EUA), Chile, Canadá e Índia. O Brasil teve seus destaques, e alguns destes foram os alunos da Associação OKINAWA de Karatê de Bom Jesus, que tem como responsável o professor Willian Guedes. A equipe bonjesuense formada por seis alunos saiu vitoriosa, com 06 medalhas ao todo, sendo 02 de ouro por Isabela Marinho de 10 anos, 01 ouro por Lucas Guedes, 13 anos, 02 pratas, uma por Gabriel Guedes, 13, e a outra por Hagda Kerolayne, 15, e 01 bronze por Matheus Elvas de 18 anos, Isabela Barili também fazia parte da equipe, mas não levou nenhuma medalha dessa vez.
O grupo, que conta com a ajuda de patrocínios, como o da Prefeitura Municipal de Bom Jesus, para participar das competições, vem mostrando resultado e espera conseguir mais patrocinadores para os próximos eventos.
O treinador Willian Guedes disse ter ficado muito contente com o resultado e irá preparar ainda mais a equipe para a próxima competição que será nos dias 14, 15 e 16 de setembro em São Domingos - PA, o 3° Campeonato Brasileiro de Karatê. E ainda, no ano de 2013, na África do Sul, Willian, que é Faixa Preta - 3° Dan, participará do Mundial pela seleção brasileira, juntamente com Vinícius Andreti, natural de São João, e que faz parte da equipe bonjesuense.   fonte:portalodia

Sul do Piauí recebe 686 equipamentos ortopédicos do Ceir Móvel


Todo o material foi solicitado durante a primeira visita do projeto aos municípios.

O Ceir Móvel iniciou mais uma entrega de equipamentos ortopédicos para os moradores da região Sul do Estado. Somente ontem (24) e hoje (25), o projeto entregou 383 produtos ortopédicos para a população da cidade de Amarante e, posteriormente, na cidade de Regeneração outras 303 peças, totalizando 686 produtos.
Todo o material foi solicitado durante a primeira visita do projeto aos municípios. O Ceir Móvel conta com um micro-ônibus e um caminhão, que se deslocam por todo o Piauí com a equipe multiprofissional do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), para fazer a medição e os moldes dos produtos ortopédicos fabricados sob medida para cada paciente.
Estão sendo entregues cadeiras de rodas, próteses, órteses, muletas, bengalas, coletes, palmilhas, calçados para pés diabéticos, dentre outros. Todos os produtos propiciam melhor qualidade de vida e independência para as pessoas com deficiência física.
O superintendente multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, explica que o objetivo do Ceir Móvel é garantir acessibilidade para as pessoas que moram no interior do Estado e não têm acesso direto aos serviços do Ceir. “Desde o início de suas atividades, o principal objetivo do Ceir é prevenir, tratar, educar, reabilitar e devolver qualidade de vida ao paciente, integrando-o à sociedade. Com o Ceir Móvel, a ampliação e a descentralização do atendimento aos deficientes físicos se tornam uma realidade”, enfatiza.
Barras e região
Durante os dias 8, 9 e 10 de agosto, a equipe do Ceir Móvel vai atender a região de Barras. Serão realizados atendimentos para as pessoas com deficiência dos municípios de Barras, Batalha, Cabeceiras, Porto, Nossa Senhora dos Remédios e Boa Hora.
Os moradores que precisam de cadeiras de rodas, órteses, próteses, calçados para pé diabéticos, cadeira de banho, bengalas, andadores, coletes e calçados ortopédicos devem procurar um médico do SUS e solicitar a prescrição médica. Depois, é só juntar uma cópia do CPF, RG, Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP, informar pelo menos um número de telefone para contato e entregar toda a documentação na Secretaria da Saúde da cidade onde mora.
Autor: Portal da Clube

Candidatos analfabetos passam por testes com "ditados" no Piauí


200 candidatos devem comprovar que sabem ler para poderem concorrer.

No Piauí cerca de 200 candidatos estão fazendo teste de escolaridade para serem candidatos nas eleições deste ano. Os pretensos candidatos a vereadores e prefeitos no ato do registro de candidatura não comprovaram que sabem ler e escrever, o que é uma exigência da Lei Eleitoral. 

O teste geralmente é aplicado individualmente, para evitar constrangimentos por um juiz, promotor ou servidor do cartório eleitoral. O teste pode ser de ditado, formação de frases simples ou é solicitado que o candidato faça uma declaração de próprio punho para comprovar que sabe ler e escrever.


Algumas situações são inusitadas como em Alto Longá (a 76 km da capital), candidato a vereador se recusou a fazer o teste alegando síndrome do pânico. 

Em Lagoa do Piauí (a 38 km de Teresina), o Ministério Público exigiu que um dentista fizesse o teste de escolaridade, pois no ato do registro ele apresentou o diploma de nível superior. No município e no vizinho Demerval Lobão (a 30 km da capital) possui 20 candidatos que devem fazer a devida comprovação. Eles terão que  escrever uma declaração de próprio punho pela promotora e juíza da comarca. 

Já no sul do Piauí, em Cristino Castro (a 595 km da capital), cerca de dez candidatos já passaram pelo teste, no qual foi aplicado um ditado pela juíza do município.

Em Parnaíba e Ilha Grande, no litoral do Estado, o chefe de cartório informou que cerca de 50 candidatos já passaram pelo teste. Nos dois municípios, cerca de 400 registraram candidatura. 

Nesta quinta-feira(26), o teste está sendo aplicado a 30 candidatos em Pedro II (a 200 km da capital) e em Esperantina (a 174 km da capital), onde está sendo aplicado um ditado em 50 candidatos pelo juiz Marcus Klinger Madeira Vasconcelos. 

Os servidores da Justiça Eleitoral estão tendo cautela ao aplicar os testes para evitar constrangimentos aos candidatos. 

fonte:cidade verde

El Niño deve prorrogar estiagem no Piauí, afirma meteorologista


As chuvas deveriam começar a cair no final de outubro, no sul do Estado. Porém, fenômeno deve provocar mudanças.

O fenômeno El Niño deverá ser a causa da prorrogação do período de estiagem no Piauí este ano. Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, há três meses está sendo observado o aquecimento das águas do Atlântico, o que provoca o aparecimento do fenômeno.

As chuvas, que deveriam se iniciar no final de outubro pelo sul do Estado, provavelmente só serão observadas em novembro. 

Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com

Uma massa de ar seco está estacionada no centro do Brasil, afetando o clima no Piauí, tornando as temperaturas mais altas e os índices de umidade de relativa do ar mais baixos. Ontem (25), a média foi 12% na região sul. Teresina registrou abaixo dos 30%.

"A baixa umidade em todo o Estado se deve às altas temperaturas. Há três meses não chove no Piauí", afirmou a meteorologista Sônia Feitosa.

A soma de baixa umidade e altas temperaturas vem provocando aumento no número de focos de incêndios e de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos.

fonte;cidade verde

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Fiscais do Imepi encontram selos falsos no sul do Estado

Proprietário do instrumento deverá indicar quem fez a selagem



Fiscais do Imepi encontraram um selo falso afixado em uma balança rodoviária no sul do Piauí, na região dos cerrados, durante fiscalização de rotina.
O selo original - ou etiqueta de verificação subsequente - é bem menor, se desmancha ao ser retirado do instrumento e contém marca d'água e marca holográfica. A imitação é grosseira e fácil de ser identificada, se comparada ao original.
O caso é passível de autuação e o proprietário do instrumento deverá indicar quem fez a selagem, afinal é ele quem autoriza a verificação por parte dos fiscais e poderá ser penalizado com multa que varia de 1 a 50 salários mínimos.
O Inmetro já foi informado e vai investigar se a numeração foi clonada de selos autênticos, utilizados em verificações subsequentes pelos órgãos delegados em todo o país.

fonte:180 graus

Barreiras: Mulher procura por marido desaparecido em fazenda no Piauí

Barreiras: Mulher procura por marido desaparecido em fazenda no Piauí


Fonte Blog do Sigi Vilares

Valmira Bastos da Silva esteve na manhã desta quinta-feira, 19, no Complexo Policial de Barreiras para dar detalhes do desaparecimento de seu esposo Francisco Lino Barbosa, 38 anos, ocorrido desde 15 de Janeiro quando o mesmo saiu de casa para trabalhar numa fazenda no município de Parnaguá, estado do Piauí.


De acordo com ela, seu marido recebeu uma proposta irrecusável de um ‘gato’ de pré-nome Carlinhos para trabalhar na Fazenda Boa Fé III.

Já na fazenda, Francisco teria desaparecido no terceiro dia de trabalho. Mas, ninguém avisou a família sobre o suposto desaparecimento.

Como a família soube?

Após 90 dias que Francisco estava desaparecido, Carlinhos foi convencido a vir para Barreiras para entregar para a família os seus documentos.

O ‘gato’ marcou um encontro com Valmira, em um ponto final de coletivo no bairro Barreiras I. A mulher desconfiou e pediu ajuda da polícia civil que acompanhou a mulher no encontro.

Carlinhos entregou nas mãos de Valmira a carteira de seu esposo contendo todos os documentos e ainda contou a história de que Francisco tinha sumido no mato no terceiro dia de trabalho.

Na ocasião, Valmira registrou um boletim de ocorrência no complexo policial.

Hoje, após sete meses sem notícias do marido, a esposa voltou a procurar a polícia em Barreiras.

Valmira contou aos agentes que tem mais informações sobre o paradeiro de seu marido que pode estar realmente morto ou até mesmo sendo vítima de trabalho escravo.

A polícia civil está investigando o caso e vai solicitar apoio da polícia civil do estado do Piauí.

OAB e MPF fecham o cerco contra candidatos corruptos no Piauí


A Ordem e a Procuradoria da República firmaram parcerias para apurar as denúncias na campanha eleitoral.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Procuradoria da República Eleitoral firmaram na tarde desta quarta-feira (25) uma parceria para investigar as denúncias graves de corrupção eleitoral na campanha deste ano.


O presidente da OAB, Sigifroi Moreno, disse que ficou acordado que as denúncias mais relevantes de compra de votos serão encaminhadas a Procuradoria da República. Sigifroi Moreno se reuniu com o procurador Alexandre Assunção na sede do Ministério Público Federal. 

“Já firmamos parceria também com a Polícia Federal e os flagrantes que precisarem de uma atuação da PF iremos contar com esse reforço”, afirmou Sigifroi Moreno.



A OAB lançou o Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral e tem o objetivo de fiscalizar, prevenir e trabalhar a consciência do voto limpo.

Segundo Sigifroi mais de 15 denúncias já foram registradas na OAB durante o início da campanha política.

fonte;cidade verde

quarta-feira, 25 de julho de 2012

VOTO BRANCO E VOTO NULO: DIFERENÇAS DESCONHECIDAS



 




Voto branco e voto nulo: diferenças desconhecidas. A importância do voto nulo em uma eleição e o motivo do governo não ressaltar essa importância perante a população.

Se você não sabe em quem votar nas próximas eleições, vale a pena saber sobre voto BRANCO e NULO!

Os votos em BRANCO significam "TANTO FAZ" e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno. Ou seja, se existem dois candidatos Tubarão e Galinha, Tubarão termina com 52% dos votos, Galinha recebe 35% dos votos, 10% são votos em branco 3% são nulos, isso significa que 3% dos eleitores não querem nem Tubarão nem Galinha no poder, mas 10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com Tubarão como com Galinha, o que vencer está bom. Neste exemplo, Tubarão tem uma aceitação de 62% do eleitorado. (52% + 10% dos votos em branco). O voto em branco é um ato de conformismo.

Já o voto NULO é um protesto válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro. Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação.

O problema é que existe muita pressão para a escolha de um candidato e pouca explicação do que escolher significa. Explicam como votar em um candidato ou como votar em branco, mas ninguém explica como anular um voto. Pois bem, para anular um voto é preciso digitar um número inexistente no número do candidato. Se um eleitor experimenta votar em branco, o terminal eletrônico avisa "Você está votando em branco" e então o eleitor pode confirmar, ou corrigir. Mas se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa "Número incorreto, corrija seu voto". Assim, os votos NULOS são desencorajados. Por que os votos nulos são desencorajados? Por que ninguém fala deles?

E por que eu falo deles? Porque, se na eleição entre Tubarão e Galinha, Tubarão terminasse as eleições com 42% dos votos e Galinha com 30%, 10% de brancos e 18% nulos as eleições teriam que ser repetidas e nem Tubarão e nem Galinha poderiam participar das eleições naquele ano. Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como "incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez".

Se nenhum dos candidatos conseguir maioria (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser canceladas! Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer.

Então, contribuindo para a campanha do voto consciente, se alguém estiver votando em Tubarão ou em Galinha, mas preferia não votar em nenhum dos dois, pode optar pelo voto o voto NULO (que a urna acusa como INCORRETO, mas não é).

Não seja obrigado a votar em quem você não quer no poder!!!

COM INFORMAÇÕES DE PAULO ROBERTO 

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More