quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Piauí lança plano para desenvolvimento do turismo


Estudo do Sebrae traça metas e ações até o ano de 2020

Teresina
 - Empresários do trade turístico e autoridades prestigiaram o lançamento do estudo Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Piauí, no final da tarde dessa terça-feira (21), no auditório do Sebrae no Piauí, na cpaital.

O plano de turismo traça metas até o ano de 2020. O documento traz dados importantes sobre setor no Piauí e apresenta um plano estratégico e de ações, que foi idealizado em três etapas. Na primeira, pesquisas de gabinete e de mercado foram realizadas, além de estudo de oferta e demanda,workshops com a participação dos atores locais, entrevistas e pesquisa de opinião.

A segunda etapa englobou o estudo das potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças levantadas através de observações e visitas técnicas às áreas estratégicas, resultando no diagnóstico. A etapa três consistiu no Plano Estratégico e de Ações, composto por seis capítulos que trazem informações sobre o atual cenário do turismo no Piauí, as regiões turísticas do estado, análise qualitativa da oferta e aspectos que influenciam a atividade.

“Esse é um documento importante que descreve o segmento de turismo com detalhes. O Sebrae no Piauí já executa diversas ações para o desenvolvimento do setor. Com esse estudo, teremos um bom referencial para realizar novas ações, contando com a parceria do governo e entidades competentes”, afirma Lacerda.

O plano surgiu de uma demanda do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo, e foi elaborado pela Daventura. A empresa é especialista em serviços de consultoria para planejamento emarketing turístico, interpretação do patrimônio, ecoturismo e turismo de aventura. A consultora da empresa, Manuela Scaldaferri, apresentou o documento, que tem 73 páginas e traz dados dos polos turísticos do Piauí, envolvendo 122 cidades, de norte a sul do estado.

“Foram meses de trabalho onde realizamos oficinas e workshop, resultando no diagnóstico. Assim, traçamos um plano estratégico que integra várias ações e busca a melhoria contínua”, destacou Manuela.

Polos

As regiões turísticas foram divididas em sete polos definidos no projeto Roteiros do Brasil, criado pelo Ministério do Turismo em 2009. São eles: Teresina, Costa do Delta, Origens, Aventura e Mistério, Histórico-Cultural, Nascentes e polo das Águas. Cada uma dessas regiões possui peculiaridades e atrativos diferentes.

Para o secretário de Turismo do Piauí, Marco Bona, o documento é essencial para o estado  ter uma atividade sustentável. “Com método, técnica e conhecimento, direcionaremos o trabalho”.

Dados

Segundo a pesquisa, 30% dos turistas são motivados por negócios e 26% para visitar parentes e amigos. O estudo também revela que, no momento, existe um grande fluxo de turismo regional, sendo que 55% dos visitantes são nordestinos.

O turista de aventura é atraído pela divulgação nacional da Rota das Emoções. Segundo a pesquisa, o Piauí apresenta uma variada gama de atrativos turísticos naturais e histórico-culturais, como belas praias para descanso, lazer e práticas esportivas e até grandes parques para praticas ecoturísticas.

O Plano Estratégico será disponibilizado no site do Sebrae no Piauí. Os interessados também poderão obter o documento na versão impressa ou em CD, na Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços da instituição, na Av. Campos Sales, nº 1046, Centro. Mais informações no telefone (86) 3216-1305.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiau
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