sábado, 10 de agosto de 2013

Amapi sugere ao TJ-PI nova proposta para segurança de fóruns


A Associação propôs segurança armada durante o dia e desarmada à noite para todas as comarcas

A Associação dos Magistrados Piauienses sugeriu ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) uma alternativa para ampliar o número de Comarcas atendidas por segurança privada.
Na proposta, a Associação sugere, diante das limitações financeiras alegadas pelo TJ-PI, a contratação de segurança armada durante o dia e desarmada à noite para todas as Comarcas. Caso a proposta seja atendida, de imediato, o número de fóruns protegidos seria ampliado de 20 para 28. 
“Ao concluir a licitação para contratação da empresa de segurança privada, a presidência do TJ-PI solicitou manifestação da Amapi sobre as Comarcas que deveriam receber segurança privada, bem como alternativas para ampliar o número inicial, definido pelo Tribunal, de 20 Comarcas beneficiadas”, explica o presidente da Amapi, José Airton Medeiros.
O magistrado frisa que o Tribunal de Justiça do Piauí tem alegado limitação de recursos para a contratação do serviço, por isso, a defesa da presença de segurança armada em apenas um turno.
O presidente da Amapi afirma que “a proposta ainda não é a ideal, mas, em razão da carência de recursos, discutimos e concluímos que a segurança armada minimizará os riscos que correm juízes, promotores, defensores, servidores, advogados, como também todos aqueles que vão aos fóruns diariamente”.
Para José Airton, a contratação de segurança armada somente durante o dia, e desarmada à noite, deve ser, necessariamente, complementada por outras medidas, como a aquisição imediata de sistema eletrônico de segurança.
“Se o TJ-PI acatar essa medida, estará cumprindo o seu papel de bem cuidar dos seus integrantes, servidores e patrimônio. Vale registrar que a segurança noturna desarmada vem sendo adotada, por exemplo, pelo Tribunal Regional Eleitoral em diversas zonas eleitorais do Piauí, onde não temos notícia de invasões e furtos”, conclui José Airton Medeiros.
Nos últimos três anos, os fóruns do Piauí têm sofrido com a falta de segurança. Em 2013, os fóruns de Demerval Lobão e Corrente foram invadidos. A lista de arrombamentos segue nos municípios de Altos, Beneditinos, Cristalândia, Curimatá, Luis Correia, Avelino Lopes, Água Branca, Regeneração, Fronteiras, Monsenhor Gil, Elesbão Veloso e São Pedro do Piauí.

Fonte: Ascom

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More