segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Adutoras irão garantir água de qualidade no semi-árido piauiense


Ao longo de 2012 a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMAR desenvolveu vários projetos visando garantir água tratada de boa qualidade no semiárido piauiense. Foram constituídas as comissões gestoras das principais barragens do Piauí. “Começamos pelos reservatórios de Bocaina, Petrônio Portela, Pedra Redonda, Algodões II e Salinas. O objetivo é que essas comissões sejam os embriões dos futuros comitês de bacias hidrográficas rumo à gestão descentralizada, democrática e participativa dos recursos hídricos. Com esse processo, o Poder Público e a sociedade civil poderão decidir, a partir das informações técnicas contidas no Plano Estadual de Recursos Hídricos, que estamos elaborando, quais as prioridades para o uso racional da água nas várias regiões do nosso Estado. Neste sentido, constituímos o Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Canindé e Piauí, em parceria com o DNOCS”, disse o secretário.

No semi-árido, onde a água é escassa, A SEMAR apresentou projetos com oito sistemas adutores visando o aproveitamento de barragens com águas acumuladas, mas sem uso para abastecimento humano. Dos sistemas propostos, foram concluídas as obras da Adutora do Garrincho, que custou mais de 35 milhões de reais, com 7 milhões de contrapartida do Estado. Esta adutora tem mais de 190 km de extensão e está beneficiando mais de 60 mil pessoas, em 11 municípios da região de São Raimundo Nonato.

Na mesma perspectiva, foram realizadas as licitações para mais duas grandes obras de adutoras no semi-árido piauiense: as adutoras de Piaus e Bocaina. Com recursos do PAC, o Sistema Adutor de Piaus já encontra-se em construção, com a previsão para conclusão em março de 2013. A obra executada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR está em ritmo acelerado e vai atender os municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí. No total, 17.235 mil habitantes estarão recebendo água nas torneiras. O projeto vai mais além e até 2035 deverá atender 35 mil, em 20 anos.

O Sistema Adutor de Bocaina/Piaus II, muito embora já licitado, teve suas obras adiadas para possibilitar a alteração do projeto, de forma a permitir que o abastecimento das cidades previstas no sistema seja feito a partir das Barragens de Bocaina e de Piaus, liberando uma grande quantidade de água para atender a diversos municípios. A captação na barragem de Bocaina irá possibilitar o abastecimento da cidade de Picos. Esta alternativa deverá tornar a construção, a manutenção e a operação do sistema muito mais baratas, uma vez que a distribuição será feita por gravidade, na maior parte do sistema. Com a inclusão de Picos no sistema, deverá cessar a utilização dos 17 poços que hoje abastecem a cidade e contribuem para o grave rebaixamento do nível do aquífero na região.

A obra de Bocaina/Piaus II deve beneficiar 120 mil pessoas no Sul do Piauí. Um ramal vai captar água da barragem de Bocaina e levar até o município de Picos, o terceiro maior do Piauí, passando por Sussuapara. O outro ramal sairá da barragem de Piaus, levando água de Alagoinha a Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa.

“O Governo do Estado, através da SEMAR, tem mantido os esforços no sentido de garantir água de qualidade para todos no interior do Piauí, principalmente na região mais seca que é o semi-árido. Para 2013, novos projetos deverão receber recursos para inicio das obras”, ressalta Dalton Macambira.

É importante destacar que cinco outros sistemas adutores já tiveram os seus projetos básicos concluídos: Adutora de Pedra Redonda, com 230km, atendendo a 40 mil pessoas nos municípios de Conceição do Canindé; Isaias Coelho, Simplício Mendes, São Francisco do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo; Capitão Gervásio de Oliveira, Lagoa do Barro e Queimada Nova, e Sistemas Independentes para Campinas do Piauí, Bela Vista do Piauí e Nova Santa Rita; Adutora de Jenipapo, com 16km, atendendo a 25 mil pessoas no município de São João do Piauí; Adutora de Algodões II, com 88km, atendendo a 21 mil pessoas nos municípios de Avelino Lopes, Curimatá e Júlio Borges; Adutora de Poços, com 77km, atendendo a 23 mil pessoas nos municípios de Itaueira, Rio Grande do Piauí, Flores do Piauí e Pajeú do Piauí; Adutora de Salinas, com 216km, atendendo a 67 mil pessoas nos municípios de Nazaré do Piauí, São Francisco do Piauí, Oeiras; Colônia do Piauí, Santo Inácio do Piauí e São João da Varjota (populações consideradas no horizonte do plano, em 2035).

Fonte: Ascom Semar

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More