terça-feira, 21 de maio de 2013

Casos de dengue no Piauí reduzem 73,3% em relação a 2012, diz Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou boletim, nesta sexta-feira (17), que aponta uma redução de 73,3% no número de casos de dengue no Piauí. Os dados comparam o período de 1º de janeiro a 17 de maio deste ano em relação ao mesmo período de 2012. Segundo a Sesapi, foram registrados 2.813 notificações em 2013, contra 10.172 casos anotados no ano passado.

Teresina segue como a cidade que mais notifica casos de dengue. A capital registrou 1.068 casos, seguido de Parnaíba (126 casos), Pimenteiras e Lagoa de São Francisco, com 98 casos cada.

Inácio Lima, coordenador de vigilância em Epidemiológica da Sesapi, afirma que existem três hipóteses para explicar uma redução tão grande na incidência da doença.

“A primeira é que o Ministério da Saúde apoiou financeiramente todos os municípios brasileiros, o que possibilitou a intensificação de campanhas e combate ao mosquito. A segunda e a terceira possibilidades é o de um novo comportamento do vetor, bem como da doença. Ou seja, as características tradicionais da dengue podem estar mudando de uma forma que os profissionais ainda não identificaram”, explica.

Segundo o coordenador, a secretaria achou situações estranhas como o grande número de mosquitos encontrados em uma cidade e uma pequena quantidade de casos de dengue. “Assim, os mosquitos também podem ter mudado alguma coisa. Neste ano, não tivemos nenhuma morte e cerca de 13 formas graves de dengue, mas todos se curaram. É uma situação positiva, mas que não nos deixa relaxar, pois o trabalho não pode parar”, diz.

O último boletim divulgado pela vigilância, apresenta cinco municípios com casos de Dengue com complicação, são eles: Bonfim do Piauí, Avelino Lopes, Teresina, Redenção do Gurguéia com destaque para Pedro II, que apresenta seis casos com complicação.

fonte:g1

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More