domingo, 29 de abril de 2012

Gilbués: incrível deserto que dá milho


O projeto de revitalização da microbacia do riacho Sucuruiú, conhecido como Projeto Viva o Sucuruiú, está mudando a realidade de 15 municípios que envolvem o Núcleo de Desertificação de Gilbués, no estado do Piauí, com o objetivo de desenvolver ações de recuperação de áreas degradadas.
As práticas adotadas pelo Projeto Viva Sucuruiú têm se mostrado eficientes no controle da erosão na região. Com isso, o projeto está conseguindo uma melhoria da qualidade ambiental reduzindo a degradação, beneficiando diretamente toda a população dos 15 municípios que compõem o Núcleo Ampliado de Desertificação de Gilbués.

Segundo o secretário Dalton Macambira, os produtores da região colhiam 30 sacas de milho por hectare. Atualmente com o Projeto, os produtores estão colhendo mais de 100 sacas por ha.

O projeto Viva o Sucuruiú é um convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Fundação Agente, com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR). Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 3 milhões para implantação de atividades que pretendem multiplicar soluções práticas na recuperação de áreas degradadas, ampliando o benefício e reduzindo uma das áreas mais degradadas do Nordeste.
fonte: meio norte

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More