segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Polícia abre inquérito para apurar casos de tortura em Corrente


O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, comentou sobre a denúncia de tortura dentro da delegacia de Corrente (874 km de Teresina). Ele informou que a delegada titular já pediu exame de corpo delito dos presos e instaurou inquérito para apurar o caso. "Não vamos admitir que a polícia se utilize de práticas medievais para obter a verdade", disse o presidente.

Foto: Evelin Santos / Cidadeverde.com

Segundo a denúncia, cinco presos, entre eles um menor de idade, foram vítimas de tortura dentro da delegacia de Corrente. Os detentos foram presos no último final de semana pela Polícia Militar e afirmam ter sido espancados dentro do distrito. O presidente e outros representantes da OAB foram até o local na sexta-feira (25) para conversar com os presos.



"O relato deles diz respeito à prática de tortura. Tinham marca no rosto. Claro que isso não afasta os crimes que os presos cometeram. Eles vão ter que responder por isso. Também não somos contrários à atuação forte da polícia, mas tortura é violação dos direitos humanos, especialmente dentro de uma delegacia", argumentou Guimarães.



Nota da Polícia Civil

Na manhã desta segunda-feira (28), o delegado geral de Polícia Civil, James Guerra, emitiu nota sobre o caso. Veja na íntegra:

"A Delegacia Geral de Polícia Civil vem, por meio da presente nota de esclarecimento, ratificar o compromisso da polícia judiciária com os direitos e garantias fundamentais consubstanciados na Constituição Federal, ao passo que rechaça de forma veemente qualquer tipo de prática arbitrária ou violenta contra a pessoa, seja ela praticada por agente público ou não.
 
Ademais, na Delegacia Regional de Corrente são lotados nove policiais civis, dentre eles três delegados de polícia que atendem às demandas naquela circunscrição policial.
 
Nesse momento, estão em treinamento policial agentes e escrivães concursados em 2012 que, tão logo concluam o curso de formação na academia de polícia, estarão aptos a serem nomeados e lotados naquela região, bem como estarão aptos a serem nomeados, também, em outras regiões dezenas de outros agentes e escrivães para interiorização da Polícia Civil, reforçando as delegacias regionais com o efetivo necessário.
 
Todas as informações que chegaram ao conhecimento da Polícia Civil por meio da imprensa foram devidamente encaminhadas à Corregedoria Geral de Polícia Civil, com o respectivo pedido de providências.
 
James Guerra Júnior
Delegado Geral de Polícia Civil"

fonte;cidade verde

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More