sábado, 27 de setembro de 2014

Parques Nacionais do Piauí


Um parque nacional é uma área de conservação, geralmente de propriedade estatal ou autárquica, que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de ecoturismo. Os Parques Nacionais, assim como outras unidades de conservação federal, são geridos pela autarquia federal ICMBIO - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, criado em 2007.

O Estado do Piauí possui quatro Parques Nacionais: o Parque Nacional de Sete Cidades, o Parque Nacional da Serra da Capivara, o Parque Nacional da Serra das Confusões e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Parque Nacional de Sete Cidades


Situado nos municípios de Piracuruca e Brasileira (oficialmente em Piracuruca), o Parque Nacional das Sete Cidades possui uma área de 6.221,48 ha com um perímetro de 36 Km. A maior parte da flora encontrada no parque é típica de cerrado, com espécies como murici, cascudo, lixeira, bacuri, pequi e pau-terra, avistadas com facilidade. Nas manchas de caatinga encontram-se juazeiros, juremas, aroeiras e cactos, como o xique-xique e a coroa-de-frade. Há manchas de matas ao longo do curso dos rios e das nascentes, onde são comuns o pau-d`arco e a embaúba. Nessas áreas crescem ninféias, plantas aquáticas que vivem nos espelhos d`água das piscinas e lagos naturais e que dão um toque especial à paisagem. FOTO: 1000dias.

Parque Nacional da Serra da Capivara


O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado através do Decreto de nº 83.548 de 5 de junho de 1979, com área de 100 000 hectares. A proteção ao Parque foi ampliada pelo Decreto de nº 99.143 de 12 de março de 1990 com a criação de Áreas de Preservação Permanentes adjacentes com total de 35 000 hectares. Localizado no semiárido nordestino, fronteira entre duas formações geológicas, com serras, vales e planície, o parque abriga fauna e flora específicas da Caatinga.  Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade. FOTO: Moises Saba Said.

Parque Nacional da Serra das Confusões


O território do parque está distribuído pelos municípios de Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurgueia, Santa Luz e Tamboril do Piauí. Foi criado em 2 de outubro de 1998, tem como principais objetivos o resguarde de uma amostra significativa dos ecossistemas presentes no bioma de caatinga, que se encontra ainda bastante preservada no estado do Piauí, possuindo ainda grande beleza cênica e alto valor histórico, cultural e científico. Com uma área de 823 837 ha, Serra das Confusões é o maior parque do Piauí e da região nordeste do Brasil. A área desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo, com inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, inclusive apresentando litogravuras nos paredões rochosos de grande valor histórico, científico e cultural. Ela é assim denominada por mudar de configuração de acordo com a iluminação do dia. O parque tem vários tipos de vegetação e clima. FOTO: Otávio Nogueira.

Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba


É composto por um dos maiores rios do Nordeste e abrange quatro estados brasileiros: Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins. A área possui um grande potencial ecoturístico e é de grande Importância para a conservação da biodiversidade. Possui uma área de 729.813 hectares e foi criado principalmente para proteção das cabeceiras do Rio Parnaíba, onde a área de Proteção Ambiental Serra da Tabatinga também se tornou uma parte da área do parque. Possui uma fauna abundante, com mais de 60 tipos de mamíferos e aproximadamente 211 tipos de aves. Na unidade pode-se encontrar espécies raras e ameaçadas de extinção, como o porco-do-mato, veado-campeiro, a jaguatirica, a onça-pintada, a lontra, o tatu-bola, o tatu canastra e o tamanduá-bandeira. Entre as aves, pode-se citar o gavião-real, a arara-azul-grande, a jacucaca, o colhereiro, além de espécies de beija-flores como o beija-flor-de rabo-branco.

fonte:cidade verde

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More