sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lei Municipal protege Serra do Gado Bravo.







ESSA REPORTAGEM SAIU NO SITE DO JORNAL MEIO NORTE EM 20  DE ABRIL DE 2008.
Poucos moradores de Curimatá têm conhecimento que em 20 de março de 1995, foi sancionada pelo prefeito em exercício de Curimatá Erasmo Lima Castro, que era o vice-prefeito de Dr. Wilson Granjeiro, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Gado Bravo.
É isso mesmo! A lei de n° 498, de 20/03/1995 foi criada quando um dos vereadores estava no mandato o Sr. Josafá Carvalho Correia (atual chefe do escritório local da AGESPISA).
Correia tem em seu poder uma cópia do Projeto de Zoneamento Ambiental da Serra do Gado Bravo, produzido pela CEPRO (Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí), que tem como objetivo de “Desenvolver um programa ambiental para a região (da Serra do Gado Bravo) que trace diretrizes de uso e ocupações do solo, orientar tomadas de decisões referentes a preservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis ali existentes, em consonância com a exploração racional dos mesmos”.
A Serra do Gado Bravo está situada ao sul e sudoeste da sede municipal, distante 18 km, variando de 400 a 700 metros de altitude em relação ao nível do mar.
A Serra do Gado Bravo constitui-se em uma área de grande importância para a comunidade curimataense, tendo em vista a existência de flora primitiva, fauna bastante diversificada, com algumas espercies em constam na relação do IBAMA de animais em extinção, como tatu canastra, tatu-bola, araras, jacus, caititus, etc. Além do olho d’água “Sertão”, que nasce nas escarpas da Serra, que é a fonte abastecedora da sede municipal.
Conforme o projeto, a área a ser preservada seria 8.171.25 ha. (oito mil cento e setenta e um hectares e vinte e cinco ares), tendo a unidade de conservação de cerrado e caatinga.
No ano passado, o portal meionorte.com deu destaque a notícia do incêndio que queimava a vegetação e afugentava os animais silvestres na Serra do Gado Bravo, registrada pelo o correspondente de Curimatá no Meio Norte.
A Comunidade de Curimatá deve exigir do Poder Público a imediata implantação da Área de proteção Ambiental Municipal “Serra do Gado Bravo”.

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More