quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Aparelho GPS será usado para combater grilagem de terras no Piauí


Estado tem mais de 12 milhões de hectares de terras agricultáveis.
Aparelho fará controle rigoroso das limitações informadas em escrituras.

Piauí conta agora com aparelhos de GPS para auxiliar no combate à grilagem de terras no estado. De acordo com a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Piauí, o Piauí tem aproximadamente 12 milhões de hectares de terras agricultáveis e é considerada uma das maiores fronteiras agrícolas do Brasil.

O aparelho será usado para delimitar as áreas e definir a propriedade das terras. Em entrevista ao Bom Dia Piauí, o corregedor Antonio Paes Landim, disse que entre os problemas mais sérios estão as titularidades de terra com domínio indefinido e propriedades com mais de um dono.

“Agora, com base nas informações do GPS vamos ver se as descrições que constam na escritura batem com o que é informado pelo aparelho para definir de quem é a propriedade”, explica Paes Landim.

A Corregedoria de Justiça também avalia que os julgamentos referentes aos conflitos e grilagem de terras no Piauí serão mais rápidos. Também haverá um mutirão no Sul do estado para avaliar as escrituras com base nas informações do GPS.

“O aparelho está conectado via satélite e é capaz de ser utilizado em qualquer área, inclusive para demarcação das fronteiras de cada município, que não são demarcadas”, disse o corregedor.

No ano passado a Corregedoria Geral de Justiça determinou o bloqueio das matrículas de mais de 500 mil hectares de terras no extremo sul do Piauí. As terras foram registradas nos cartórios das comarcas de Avelino Lopes, Gilbués e Parnaguá com dados adulterados. A região Sul do estado é a que mais concentra conflitos por grilagem de terras.
fonte:g1

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More