sexta-feira, 26 de abril de 2013

CEIR distribui 500 cadeiras de rodas por mês para todo Piauí


O Centro Estadual Integrado de Reabilitação (CEIR) distribui 500 cadeiras de rodas por mês para pessoas com deficiência em todo o estado. De acordo com o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Helder Jacobina, o procedimento para adquirir uma cadeira deve ser feito através de encaminhamento médico que pode ser feito pelo profissional do Programa Saúde da Família (PSF). 


“O médico entrega um guia que é levado para o CEIR que dá entrada no Sistema Único de Saúde (SUS) que autoriza e compra os equipamentos e envia novamente ao CEIR que realiza a entrega. A tramitação dura de dois a três meses para todo o Estado”, explica o secretário. 

Ele disse que com a implantação do CEIR Móvel, uma equipe de profissionais está mais próximo dos portadores de deficiências que moram no interior do Estado, o que agiliza na aquisição desses equipamentos. 


“O CEIR Móvel é um programa que visa descentralizar a oficina ortopédica em parceria com as redes de reabilitação. São 40 clínicas de fisioterapia espalhadas por todo o Estado, onde o CEIR se instala e cadastra os municípios da microrregião para que as pessoas possam ir para tirar as medidas das cadeiras de rodas e das próteses. E depois o CEIR retorna para entregar os medicamentos”, destacou Helder Jacobina. 

O CEIR Móvel possui uma programação anual de visitas. No próximo mês estará no extremo sul do Piauí, na região de Uruçuí, Curimatá, Bom Jesus, englobando 11 municípios.   

O Centro já realizou 300 mil atendimentos e entregou mais de 21 mil equipamentos desde sua criação há cinco anos. 

fonte:cidade verde

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More