domingo, 14 de abril de 2013

Seca prolongada faz 8 mil habitantes comprarem água para beber em Avelino Lopes



A irregularidade da ocorrência de chuvas no interior do Piauí é sinônimo de seca prolongada para muitas pessoas. No município de Avelino Lopes, localizado à 859 km de Teresina, cerca de 8 mil habitantes estão tirando do próprio bolso o dinheiro para comprar água mineral. A água é usada para beber e preparar a comida, pois o que chega às casas e sai das torneiras é “pura lama”, segundoparlamentares da Câmara de Vereadores do município relatam.
O problema poderia ser solucionado com a construção de uma adutora, cujo o projeto – pronto desde 2008 – nunca saiu do papel. Na ultima semana as lideranças políticas do município solicitaram o apoio do deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) para viabilizar a obra.
Foto 01-1
Atualmente, o açude Lucídio Portela é única fonte de abastecimento de Avelino Lopes mas segundo o prefeito da cidade, Dióstenes Alves, o reservatório está secando, fato que está tornando o consumo de água inapropriado há um mês. “A água do açude é redistribuída por uma estação de tratamento de água construída pela Agespisa há 30 anos, quando a cidade tinha apenas 1/3 do seu atual contingente populacional. Além disso, o açude está secando, ou seja, sem água e com mais gente para atender, o que sai da estação acaba tendo uma qualidade duvidosa”, expõe o prefeito.
A convite de Fernando Monteiro, os representantes de Avelino Lopes reuniram-se com Nonato Marreiros, diretor administrativo da Agespisa e Dalton Macambira, Secretário Estadual do Meio Ambiente. As reuniões tiveram o intuito de buscar uma solução para o problema. “A preocupação com a qualidade da água é tamanha que a população compra a água mineral. Ou seja, além de pagar suas contas de água e eletricidade, as pessoas comprometem suas rendas para ter o que beber”, destacou o deputado.
Diante da situação, diretor administrativo da Agespisa, Nonato Marreiros, lembrou que já existe um projeto de Sistema de Adução com Estação de Tratamento de Água que atenderá o município de Avelino Lopes. “Esse projeto do Governo do Estado está sob posse da Secretaria do Meio Ambiente. Essa é a solução definitiva para o problema da cidade. Os vereadores queriam que o atual sistema de tratamento do açude fosse ampliado, mas não adianta readequar a estação se não tem mais água no reservatório”, colocou Nonato.
Este projeto faz parte do Plano Estadual de Recursos Hídricos(PERH) da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, que prevê a construção de seis adutoras para abastecimento humano, entre elas estão: o Sistema Adutor Bocaina /Piaus II; o Sistema Adutor Pedra Redonda; o Sistema Adutor Salinas; o Sistema Adutor Algodões II; o Sistema Adutor Poços; e o Sistema Adutor Jenipapo.
“A adutora que abastecerá o município de Avelino Lopes é de Algodões II, que também atenderá os municípios de Curimatá e Júlio Borges. O projeto é de 2008 e vai atender um total de 27 mil habitantes, já que inclui mais sete comunidades que ficam no entorno da região desses 87 km de adutora. Contudo, para que possamos executar essa demanda o Governador, precisa definir quais são as prioridades para as próximas obras, já que a adutora de Piaus está preste a ser entregue”, ressaltou Dalton Macambira.
Levando em consideração a situação emergencial em que se encontra o município e a pedido das lideranças políticas de Avelino Lopes, o deputado Fernando Monteiro pretende apresentar um ofício ao governador Wilson Martins, sugerindo que a obra da adutora de Algodões II seja a próxima prioridade do Governo estadual. “E para facilitar a capitação de recursos, vamos propor que essa adutora seja executada em etapas, sendo Avelino Lopes a primeira cidade beneficiada, já que Curimatá e Júlio Borges não têm tantos problemas com água, pois são municípios banhados por riachos perenizados”, explicou Monteiro.


fonte:clicapiaui

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More