quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pesquisa aponta três cidades do Piauí em estado de alerta para dengue(G1)


Avelino Lopes, Campo Grande do Piauí e Lagoinha do Piauí aparecem com índices de infestação elevados, segundo o LIRAa.

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), apresentado pelo Ministério da Saúde, apontou que o Piauí tem três municípios em situação de alerta para a dengue. Os dados, divulgados nesta terça-feira (27), mostram as cidades de Avelino Lopes, Campo Grande do Piauí e Lagoinha do Piauí com índices de infestação elevados.
Os números mostram ainda que 77 municípios brasileiros estão em situação de risco para a dengue, nenhum deles é no Piauí. Além disso, existem outros 372 em situação de alerta e 787 foram considerados satisfatórios, dentre eles estão Elesbão Veloso, Água Branca, Parnaíba, Beneditinos, Canto do Buriti, Regeneração, Altos, Castelo do Piauí, Esperantina, Luís Correia, São Pedro do Piauí e Teresina.
A pesquisa realizada pelo LIRAa traça um panorama para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. Ao todo, 1.239 municípios foram pesquisados, o que representa um acréscimo de 31% com relação aos participantes de 2011. No ano passado, 800 municípios participaram da pesquisa.
Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, sendo índice é satisfatório quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti. Dos 77 munícipios em situação de risco neste estudo mais recente, 58 realizaram o LIRAa pela primeira vez e 10 mantém a situação de risco, a exemplo de 2011.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta para que os novos prefeitos não descuidem das medidas de prevenção e controle da dengue. “Nós fazemos um alerta e um pedido para que os prefeitos municipais, nesse período de transição, não deixem de dar continuidade às ações de combate à dengue. O LIRAa é uma espécie de fotografia da dengue nos municípios, mas o risco persiste e a ação deve ser redobrada nesse período de maior ocorrência da doença", afirmou o ministro.

fonte:g1

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More