sábado, 7 de janeiro de 2012

Existe o direito humano a um meio ambiente saudável? Leia a reportagem

Cidade do Vaticano (RV) - "Para que as vítimas dos desastres naturais recebam o conforto espiritual e material necessário para reconstruir a sua vida": esta é a Intenção Geral neste mês de janeiro proposta pelo Apostolado da Oração. 

Como no ano passado, em janeiro a região sudeste do país está sofrendo novamente com intensas chuvas, que deixaram pelo menos 13 mortos e milhares de desalojados em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Só em Minas, 53 cidades já decretaram situação de emergência. No Rio mais de 3 mil moradores estão desalojados e o número total de deslizamentos chegou a 367.

Mas viver num ambiente saudável, equilibrado, constitui um direito humano? Foi o que nós perguntamos ao Reitor do Seminário de Teresina, no Piauí, Pe. Wellistony Carvalho Viana, especialista em Direitos Humanos: RealAudioMP3 
"A própria história dos Direitos Humanos classifica esses direitos. Existem os chamados direitos de primeira geração, que seriam os direitos de liberdade, as liberdades clássicas. No Piauí, nós temos ainda no sul do Estado problemas em relação à escravidão de pessoas. Algumas empresas, alguns grupos praticam uma forma de trabalho quase escravo. Depois, existem os chamados de segunda geração, direitos à igualdade, que constituiriam esses direitos econômicos, sociais e culturais, que é o problema próprio do Piauí, da pouca participação econômica de muitos. Existe uma pobreza extrema, existe ainda uma grande insegurança alimentar, e esses problemas claro são agressões direitas aos Direitos Humanos. E os chamados direitos de terceira geração, chamados direitos de fraternidade, que estariam ligados ao meio ambiente equilibrado, a uma saudável qualidade de vida, ao progresso, à paz, e esses direitos também são agredidos em nosso Estado. Lembro que esse direito ao meio ambiente, que as pessoas têm que ter, é fortemente agredido no sul do Estado, com uma empresa chamada "JB Carbon", que por dia tira onze caminhões de carvão daquela região. Há toda uma discussão de uma área muito grande que está sendo desmatada no sul do Piauí, é o último cerrado que nós temos, e essa empresa desmata essa área, até mesmo com a participação política do Estado – o Estado às vezes se torna cúmplice desse tipo de agressão à natureza." 
(BF)

fonte:http://www.oecumene.radiovaticana.org

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More