segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mais de 70% do Piauí não possui serviço de perícia criminal

Por Daiane Rufino

Falta atendimento pericial em 70% do estado do Piauí. Os dados são da Associação Piauiense dos Peritos Criminais. Sem uma análise de perícia adequada fica muito difícil a solução de crimes nas cidades do interior do Piauí. 

Segundo informações do presidente da Associação, Jorge Andrade (foto ao lado), no Estado existe um perito para cada 5 mil habitantes, enquanto que o recomendado é que exista um perito para cada 137 mil habitantes. No Piauí existem menos de 50 peritos e médicos legistas, na Paraíba são 600 peritos.

“Temos a pior relação número de perito criminal e médico legista por população do país. Só temos perícia na capital, é preciso um concurso público que proporcione a descentralização da perícia no Piauí. Em estados como a Paraíba, por exemplo, existem quatro núcleos de Perícia”, denuncia Jorge Andrade.

Na avaliação da Associação, o Piauí também precisaria de mais quatro núcleos de perícia para atender a todo o Estado: dois na região Sul e dois na região Norte.

O prejuízo da falta de pessoal e estrutura na área de perícia criminal é para toda a população. O presidente da Associação explica que a falta de perícia torna o inquérito policial incompleto o que gera impunidade. “O juiz não tem como julgar sem ter materialidade do crime”, explica Jorge Andrade.


Concurso 

Para melhorar o setor de perícia criminal no Piauí, a secretaria de Segurança Pública inaugurou recentemente o novo prédio do Instituto de Criminalística do Piauí e está construindo novas instalações do Instituto de Medicina Legal (IML).

O secretário Raimundo Leite anunciou ainda a realização de um concurso público para a Segurança com vagas para os cargos de papiloscopista, médico legista, perito criminal e agente de polícia.

fonte;portal az

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More