quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Piauí de Ouro: Escola pública de Bom Jesus é campeã em doutores e mestres

Vários curimataenses já se formaram e outros ainda estudam no CABJ


A melhor escola pública do ensino médio do Piauí, o Colégio Escola Agrícola de Bom Jesus obteve a nota 606,25 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), bem acima da média nacional, que é de 511,20.
A escola foi destacada na série de reportagens da Caravana Piauí de Ouro, do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, que é veiculada ao vivo no telejornal “Agora”, da Rede Meio Norte, apresentado por Silas Freire.
Na reportagem da jornalista Cínthia Lages, o Colégio Agrícola de Bom Jesus é mostrado ocupando uma área de 500 hectares e com uma sede de infraestrutura invejável. São 12 salas de aulas climatizadas, possui equipamentos de multimídia, laboratórios, ginásio de esportes e restaurante para os estudantes.
O Colégio Agrícola de Bom Jesus possui 33 professores, sendo que nove têm mestrado e três concluindo doutorados, que dão aulas para 664 alunos de três cursos técnicos, mas também oferece cursos profissionalizantes a 870 trabalhadores, através do Programa Nacional deAcesso ao Ensino Técnico e ao Emprego.
Márcio Mendes e Paulo Sérgio são do município de Alvorada do Gurgueia (100 km de Bom Jesus) e foram estudar no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e no Empregopara operar máquinas como tratores e ficam hospedados no alojamento do Colégio Agrícola porque o emprego já existe na cidade e agora falta o diploma, que eles vão conseguir após 200 horas-aulas do curso.
“Hoje, os tratores estão vindo com tecnologia e eu preciso me qualificar mais porque hoje o mercado de trabalho precisa de pessoas mais qualificadas e que tenham experiência. É isso que eu quero, que quero me qualificar, não ser o melhor”, declarou Márcio Mendes.
Os alunos de Agropecuária têm aulas em uma fazenda, onde são desenvolvidos projetos de melhoramento genético.
O colégio oferece alojamento, que não têm onde ficar em Bom Jesus durante o curso.
O Colégio Agrícola de Bom Jesus lidera o ranking das escolas públicas no Piauí. Nos últimos cinco anos, a avaliação da escola no Enem está sempre acima da média nacional, que 511,20 pontos. Os estudantes do colégio obtiveram 606,25 no Enem.
A diretora do Colégio Agrícola de Bom Jesus, Aldênia Fonseca, afirma que as histórias de superação entre os alunos já estão se tornando bem comum.
“Estou no colégio há 19 anos e ele só tem crescido nesses anos todos, principalmente nos últimos anos com a implementação e ampliação de toda a infraestrutura e oferta de novos cursos. Nós crescemos de forma quantitativa e qualitativa e, por disso, estamos atraindo estudantes da região e de outras regiões”, afirmou Aldênia Fonseca.
O colégio atrai até estudantes de Mato Grosso do Sul por ser o melhor de Bom Jesus.
Filhos de agricultores já fazem em Bom Jesus cursos como Medicina Veterinária e Agronomia, depois que passaram pelo curso de Agrotécnica do Colégio Agrícola.
Bom Jesus possui 1 doutor pra cada 360 habitantes
Capital do agronegócio do Piauí, o município de Bom Jesus é detentor de um título especial, ser um dos que tem maior número de doutores entre seus habitantes. É um doutor para cada 360 habitantes.
Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Bom Jesus possui 22.600 habitantes, mostrou reportagem da jornalista Cínthia Lages transmitida pela Caravana Piauí de Ouro, do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.
Ela mostrou em sua reportagem que no campus da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) de Bom Jesus, que possui 1.400 alunos de cursos de graduação e de pós-graduação, todos voltados para a vocação agroindustrial da região dos Cerrados.
Em uma visita ao Campus da Universidade Federal do Piauí em Bom Jesus é possível ver os investimentos para uma formação profissional de qualidade, das salas de aulas ao restaurante universitário, que serve a 1.400 refeições balanceadas ao dia.
Nos laboratórios, os alunos têm contato com a tecnologia, que será aplicada nas lavouras, beneficiando os produtores com conhecimento científico.
Filhos de agricultores estão estudando pensando em abrir seus próprios negócios. Algumas empresas cedem os equipamentos para pesquisa e os professores e estudantes devolvem essa infraestrutura com pesquisas como sobre doenças de plantas, por exemplo.
Os produtores quando enfrentam problemas de doenças em suas plantações levam o problema para a Universidade Federal do Piauí. Os pesquisadores analisam o material, dão um diagnóstico e dão as alternativas de tratamento contra a doença.
Com apenas seis anos de fundação e oferecendo cinco cursos, a Universidade Federal do Piauí em Bom Jesus atrai estudantes da Bahia, Mato Grosso e São Paulo. Os cursos foram reconhecidos pelo MEC (Ministério da Cultura) e têm nota 4, de uma escala de zero a cinco.
A qualificação dos professores é alta. O campus da UFPI tem 87 professores, sendo que 60 são doutores.
A direção da UFPI em Bom Jesus tem certeza que os investimentos certos em educação podem contribuir para mudar a região.
Camille, de Piracicaba (SP), chegou em Bom Jesus, acompanhada da mãe, irmã e avó, para conseguir uma vaga para Medicina Veterinária na UFPI de Bom Jesus.
“A Universidade Federal do Piauí se destaca muito, tem um diferencial e Bom Jesus tem um campo muito grande, tem hospital veterinário e um restaurante universitária”, declarou Camille.
FOTOS: MOISÉS SABA
fonte:meio norte

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More