terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dep. Gustavo defende criação do Est. do Gurguéia


O deputado Gustavo Neiva (PSB) ocupou a tribuna na sessão dessa quinta-feira para defender a carta/manifesto assinada por empresários, intelectuais e políticos do Estado do Piauí em defesa da criação do Estado do Gurguéia, cuja proposta está tramitando no Congresso Nacional há mais de 30 anos.

Segundo Gustavo, assinam a carta/manifesto pessoas ilustres como o ex-conselheiro e ex-deputado Jesualdo Cavalcante; o jurista e ex-deputado federal Celso Barros; o ambientalista e professor da UFPI, Judison Barros e jornalistas como Raimundo Cazé e Zózimo Tavares, Deoclécio Dantas, Carlos Said, dentre outros.

Para o deputado socialista, os que são contra a criação do Gugruéia, como o deputado João de Deus, estão agindo mais com a emoção do que com a razão. “Não existe nenhum argumento prático que conteste os avanços econômicos e sociais advindos com a divisão de um estado e criação de outro, como já ocorreu com Mato Grosso, Tocantins e os demais que deixaram de ser território”, disse Gustavo, acrescentando que só a implantação da máquina administrativa dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – será suficiente para a criação de milhares de empregos, além de deixar o governo mais perto do povo.

Apartes prós e contra
O pronunciamento de Gustavo Neiva mereceu apartes dos deputados Fernando Monteiro (PTB) e Edson Ferreira (DEM), a favor da criação do Gurguéia; e João de Deus (PT), contra a divisão do Piauí. Edson, que é de São Raimundo Nonato, falou das vantagens econômicas e da necessidade de desenvolver as potencialidades do Sul do Estado, o que não vem sendo feito em razão das dificuldades financeiras do Piauí .

Mesmo sendo de Teresina o deputado Fernando Monteiro também se disse favorável à criação do Estado do Gurguéia por saber dos sonhos e ideais dos piauienses do Sul, que se sentem tão relegados com os do Norte que têm mais relações com Estados vizinhos como Pernambuco e Bahia ou Brasília.

João de Deus – que vem abordando a questão da divisão do Piauí desde a semana passada na Tribuna da Assembleia – disse que o mais importante de tudo é o debate que está sendo produzido em torno do assunto. “Esta é mais uma oportunidade para discutirmos o Piauí como um todo. Até o deputado Leal Júnior, que é de Uruçui e notório defensor do Gurguéia, elogiou a nossa iniciativa que permite aprofundarmos a discussão sobre a situação econômica do nosso Estado”, disse João de Deus, que recomendou aos divisionistas que encomendem estudo ao IPEA sobre os custos para a Nação com a criação de estados.
 fonte;piauinoticias

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More