sábado, 17 de setembro de 2011

INSTABILIDADE POLÍTICA EM CURIMATÁ


Curimatá, lá no extremo sul do Piauí, a partir de abril de 2008, trocou de prefeito mais de vinte vezes. A última foi na segunda feira passada. Tudo começou em abril de 2008, quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cassou o mandato do prefeito reeleito em 2004, Valdecir Júnior. Como o TSE cassou o mandato do prefeito e do vice, a Presidente da Câmara assumiu o cargo.
       Foram convocadas eleições indiretas e  a Vereadora Florenice Jacobina Brito, tomou posse como prefeita. Nas eleições de 2008, foi eleito José Arlindo da Silva (PR), que não foi diplomado e não tomou posse em 01 de janeiro de 2009, porque estava preso em Pernambuco. O vice Lailson Guerra (PMDB), assumiu o cargo.
       A Câmara Municipal alterou a Lei Orgânica do Município, aumentando o limite do prazo para posse do prefeito, passando para 90 dias. Logo em seguida o prefeito é solto e assume a prefeitura.
       Como o Tribunal de Justiça do Piauí, entendeu que o prazo para posse de 90 dias era inconstitucional, o prefeito foi afastado do cargo em agosto de 2010. Em 2011, em julho, o tribunal julgou o processo e reconheceu a legalidade do prazo de 90 dias e o prefeito José Arlindo toma posse novamente.
       Antes de José Arlindo tomar posse agora, a Câmara cassou o mandato de Lailson, por ter praticado supostas irregularidades. O presidente da Câmara tomou posse como prefeito por um dia, mas  uma liminar deu o cargo de volta a Lailson.
       Uma nova liminar deu o cargo a Lailson novamente entre os dias 19 e 23 de agosto, quando foi derrubada pelo pelos advogados do prefeito e José Arlindo volta ao poder.
       Além das contantes trocas de prefeito, o quadro político em Curimatá está confuso. O vice Lailson rompeu políticamente com o Prefeito José Arlindo Silva e se aproximou de muita gente do grupo de Valdecir Júnior. Outras pessoas do grupo de José Arlindo, passaram a apoiar Lailson. Outros que eram aliados de Valdecir Júnior, se aproximaram de José Arlindo. Lailson já foi vice de Valdecir Júnior...


Escrito por Profº Erasmo Rocha 


FONTE:prof.erasmo.rocha.zip.net

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More