quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mensagem do Blog Gurgueia sobre a criação do Estado do Gurgueia para o povo piauiense


Prezado, honrado, digno e valoroso povo piauiense, reflita com consciência, com prudência e sabedoria sobre a proposta de criação do Estado do Gurgueia, a partir da emancipação da região Sul do Piauí do restante do Estado. Assim, a maioria do Piauí decidira pelo seu bem de todo o Estado e pelo bem do Sul do Piauí, votando pela criação do Estado do Gurgueia.
Mas que esse destacado povo, também, possa deixar de lado quando do plebiscito e, principalmente, no momento da votação plebiscitária, sua aversão a nomes da política piauiense (apesar dos mesmos podererem merecer reprovação), seu ranço nesse aspecto (pois, infelizmente temos observado isso como motivo para se dizer não à criação de um novo Estado), por mais que normalmente esse mesmo povo sempre vote nos mesmos nomes ou em seus indicados (incluindo parentes). Sejamos conscientes e coerentes... e pensemos no povo, principalmente nos mais pobre e desassistidos, que padecem pela falta do mínimo de infra-estrutura, quando muitos são bem servidos por viverem e trabalharem em regiões mais bem assistidas pelos governos!!! Além disso, o Sul do Piauí, o Gurgueia tem sua própria identidade, sua própria história e cultura em relação ao Norte do Piauí. Coloquemo-nos mais nos lugar do outros e não sejamos tão conformistas, acomodados e passivos, porque muitos sofrem e sofrerão enquanto se protela a criação do Estado do Gurgueia e de outros Estados no Brasil.
Antes de mais nada, aqui não é nenhuma crítica ao governo A ou B. É apenas a exposição e constatação, com base no direito da livre expressão ou manifestação de pensamento, assegurado na Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, inciso IV, de uma dura e triste realidade, que pode ser observada e sentida por todos. A propósito, pense em quem tem se deslocar de ambulância entre a vida e a morte de mais de 700 km de distância para tentar se salvar em Teresina, quando não tem uma “sorte” pior...!!! Pense na criança que mora numa casa pobre a beira de uma estrada sem asfalto, sujeita a doenças respiratórias e vivendo no abandono... Pense em escolas sem muita estrutura, em hospitais em péssimas condições... Não se comoveram...?! Pois pensem no que é vários pais e mães viverem na pobreza e na miséria e quererem dar o melhor para seus filhos e não poderem...!!!
Pensem, também, em falta de bancas de jornais e revistas, falta de canais de televisões próprios, na carência de concessionárias de veículos, na carência de postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de delegacia ou postos da Polícia Federal (PF), na falta de mais policiamento (militar, civil, de estradas estaduais, ambiental) e na carência do Corpo de Bombeiros Militar. Pense ainda na falta ou carência de vários órgãos públicos estaduais e federais e outras carências na região Sul do Piauí, nos vários municípios sul piauineses, nos 87 (oitenta e sete) Municípios que formarão o Estado do Gurgueia. Reflita... e só depois vote no plebiscito do Gurgueia. O Gurgueia pode e mudará essa triste realidade de alguma forma... ele só pede para nascer...!!!
Não fulminemos a mais acelerada e viável oportunidade do Piauí sair do atraso, da pobreza e da miséria que lhe assolam, e VOTEMOS SIM AO GURGUEIA... PENSANDO E ACREDITANDO NO BEM DE TODO O PIAUÍ... PORQUE É ISSO QUE IRÁ OCORRER SE DISSERMOS SIM AO GURGUEIA... MESMO QUE POSSAMOS TER ALGUNS REPRENTENTES INOPERANTES E CORRUPTOS NOS GOVERNOS DO FUTURO GURGUEIA E DO NOVO PIAUÍ (porque não se pode negar o mal da corrupção, não se pode ser ingênuo a esse respeito, por mais que se deva sempre combater esse mal).
MAS É NATURAL QUE HAJA UM SIGNIFICATIVO GANHO PARA PIAUÍ E GURGUEIA, POR UM SIMPLES FATO: O FPM E OS RECURSOS QUE AUMENTARÃO. POR EXEMPLO, O FPM (FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DO ESTADOS) - MONTANTE DE RECURSOS NACIONAL QUE CABE A TODOS OS ESTADOS SERÁ REDIVIDIDO, DE FORMA QUE TODOS OS ESTADOS PERDERÃO UMA PARTE DE SEU QUINHÃO PARA A O GURGUEIA. NESSE SENTIDO, QUANTO MAIS POBRE O ESTADO MAIS RECURSO RECEBE DO FPM E, EM SENTIDO CONTRÁRIO, QUANTO MAIS RICO O ESTADO MENOS ELE RECEBE A TÍTULO DE FPM.
POR ESSAS RAZÕES, POR MAIS QUE TODOS OS ESTADOS-IRMÃOS DO PIAUÍ, POR MAIS QUE TODOS OS ESTADOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA, INCLUSIVE O PIAUÍ, PERCAM RECURSOS POR UM LADO, GANHARÃO POR OUTRO... POIS “PERDERÃO” PARA AJUDAR UM IRMÃO A NASCER E UM IRMÃO QUE CERTAMENTE RETRIBUIRÁ TODOS OS SEUS ESTADOS-IRMÃOS CONTRIBUINDO COM A GRANDEZA E A RIQUEZA DESSE PAÍS. ESSA É A MELHOR DEFINIÇÃO DE PACTO FEDERATIVO... ESTADOS-IRMÃOS AJUDANDO-SE MUTUAMENTE, INCLUSIVE QUANTO AO NASCIMENTO DE UM IRMÃO QUE SE SOMARÁ AOS QUE JÁ EXISTEM... A ISSO DÁ-SE O NOME DE SOLIDARIEDADE... QUEM FOR PRATICANTE DESSA IDEIA E VALOR QUE DEFENDA A CRIAÇÃO DO ESTADO DO GURGUEIA E DE OUTROS ESTADOS PELO BRASIL A FORA... QUE, ASSIM, ESTARÁ SENDO SOLIDÁRIO E CONTRIBUINDO COM UM BRASIL MELHOR E MAIS JUSTO... pensem nisso, por favor!!!
FONTE : 180 GRAUS

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More