sexta-feira, 13 de julho de 2012

Professor da Uespi está entre os 20 mais citados do mundo


0

Prof. Dr. Francisco das Chagas Lima

Imagem: CcomProf. Dr. Francisco das Chagas Lima(Imagem:Ccom)Prof. Dr. Francisco das Chagas Lima
A pesquisa na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) comemora mais um feito: o professor Francisco das Chagas Alves Lima, do curso de Química, que tem vários artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, está no ranking Top 25 Hottest Articles, que lista os 25 melhores trabalhos da Plataforma ScienceDirect.

O artigo do piauiense é intitulado como “Study of the phenanthroline-Mn-imidazole bonding in Mn(I) triscarbonyl complex: A X-ray and DFT computational analysis” e foi publicado na Revista Computational and Theoretical Chemistry (Química teórica e computacional, em português).

O artigo trata de cálculos computacionais feitos com compostos químicos à base de Manganês, verificando a capacidade de troca de elétrons destes compostos em simulações. “O nosso trabalho é compreender algumas reações químicas utilizando simulação computacional e experimental. Os dados obtidos têm diferentes aplicações industriais e, principalmente, para o desenvolvimento de substâncias que podem, por exemplo, serem usadas como fármacos”, resume Francisco Lima.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo da Luz Júnior, a conquista do professor reforça a tendência da Universidade Estadual do Piauí de ingressar no rol das grandes universidades brasileiras, no que se refere à pesquisa e a pós-graduação. “Somos uma universidade em expansão. De agora em diante estaremos buscando melhorar as condições de pesquisa, o que, certamente, ajudará a alavancar a pós-graduação. As pesquisas estimulam a evolução do know-how da Uespi que pode, ainda este ano, ter curso de mestrado em Ciências Naturais autorizados pelo Ministério da Educação, bem como o mestrado em Química Pura e Aplicada”, assinala Geraldo.

O artigo já tinha sido destacado pela página do Instituto de Física da Universidade de São Paulo em São Carlos (SP) em junho passado. “O Grupo de Química Quântica Computacional-GQQC envolve pesquisadores parceiros em várias instituições nacionais e internacionais. Publicações conjuntas demonstram a confiança e o bom relacionamento dos pesquisadores radicados aqui na Uespi com parceiros de outras instituições”, diz Francisco Lima.

Geratec
A conquista do professor Francisco Lima é um reconhecimento da comunidade acadêmica internacional e chega em boa hora. Grupos de pesquisa das áreas de Química e Biologia estão prestes a ganhar um novo prédio com vários laboratórios, pertencentes ao Projeto Geratec, que estuda a cadeia produtiva do babaçu, construído em parceria da Uespi com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). “Teremos uma melhoria na infraestrutura que pode significar mais pesquisas e mais publicações”, comemora o pró-reitor, Geraldo Luz.

Nouga Cardoso, vice-reitor da Uespi e Coordenador Geral do Geratec, parabeniza os autores do artigo e manifesta grande satisfação pelo alcance da publicação científica e ressalta que a professora Rose M. Carlos, também autora do artigo, é professora pesquisadora do Geratec.

“Temos certeza que pela qualificação dos professores e pesquisadores do Geratec, seus compromissos com a Uespi e as parcerias muito bem sucedidas com pesquisadores de importantes centros de pesquisas nacionais e internacionais, que essa é a primeira de muita outras conquistas que acrescentam valor a instituição e certamente irão facilitar a aprovação de novos projetos e parcerias com outras instituições de ensino nos âmbitos nacional e internacional”, finaliza Nouga Cardoso.

Fonte: Ccom 

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More