quarta-feira, 25 de julho de 2012

Seca: baixa umidade do ar coloca o Piauí em estado de atenção máxima


Há cidades do extremo Sul do Estado que registram apenas 12% de umidade, enquanto o ideal é acima de 50%.

O Piauí tem registrado índices alarmantes de baixa umidade, especialmente no extremo sul do Estado. Enquanto o percentual regular deve estar acima de 50%, há cidades piauienses que registram apenas 12% de umidade. Os dados são da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.


De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda alerta quando os índices ficam abaixo de 30%. 

“Em cidades como Bom Jesus, Caracol, Canto do Buriti, São João do Piauí e São Raimundo Nonato os índices ficam em torno entre 14 e 16% e o mais crítico chegando a 12%. Em Teresina, no horário entre as 15h e 17h30, a umidade chega a ficar em 20%, mas a média é em torno de 27% a 30% durante todo o dia”, analisou a especialista.

Foto: Carlos Lustosa Filho / Cidadeverde.com

No Piauí, a situação fica mais grave no segundo semestre do ano. Em Teresina, os meses mais críticos são de agosto a novembro. No Sul, a umidade mais baixa é resgitrada de julho a outubro, período em que as chuvas começam a aparecer. "Isso se deve a uma massa de ar seco que fica estacionada no Sul do Piauí e que varia de intensidade", destacou Sônia Feitosa.

Mapa mostra falta de chuva em quase todo o Piauí

A meteorologista ressaltou que a região mais afetada pela baixa umidade é a dos Cerrados. "O Semiárido é mais quente, mas isso não significa necessariamente que seja o mais seco", explicou Sônia.
fonte;cidade verde

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More