domingo, 18 de dezembro de 2011

Projeto Rabeca em Curimatá


Teve início na noite dessa sexta-feira (16), no município de Canavieira, a 400 Km de Teresina, o projeto Rabeca de Natal. A iniciativa reúne rabequeiros do Sul do Piauí e o Grupo Valor de PI, que unem as tradicionais músicas natalinas ao som inconfundível das rabecas para homenagear poetas da cultura popular. A caravana da Rabeca de Natal vai percorrer 30 municípios do Piauí, no período de 16 de dezembro a 14 de janeiro.

Em Canavieira, a apresentação ocorreu na comunidade Várzea Grande, a 30 km da sede do município. Cerca de 500 pessoas assistiram ao espetáculo. “Estamos muito felizes, pois a apresentação resgata a cultura popular, a exemplo das músicas do nosso Reisado”, afirma Edileuza Martins, secretária de Educação e Cultura de Canavieira.

Segundo o deputado estadual Fábio Novo (PT), idealizador do projeto, o Rabeca de Natal tem por objetivo difundir o uso do instrumento no Piauí. Em agosto deste ano, o parlamentar promoveu a quarta edição do Festival de Rabeca do Piauí, em Bom Jesus. “O Festival de Bom Jesus ajudou a resgatar esse instrumento confeccionado por nosso povo há mais de 300 anos, mas que se encontrava em desuso”, diz.
A rabeca é um instrumento semelhante ao violino, confeccionado de forma artesanal. Na região Sul do Piauí, a maioria das rabecas é produzida a partir de madeiras como cedro e jatobá.
A Caravana da Rabeca do Natal é um projeto que conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), e do Banco do Nordeste. 
Dia 23/12 – em Curimatá
fonte;acessepiaui

foto portal az

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More