segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

UNIVERSIDADE ATIVA

Neste ultimo dia 03 de dezembro de 2011 os acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Bl VII da Universidade Estadual do Piauí – UESPI campus de Curimatá-Pi, realizaram uma visita ao Parque Nacional da Serra das Confusões para a realização de estudo de campo como pré-requisito parcial de avaliação da disciplina “Ciências da Natureza – Conteúdo e Metodologia” sob orientação do Profº Gilserivaldo Rodrigues.






O Parque Nacional da Serra das Confusões é um parque nacional do Brasil criado a partir do decreto 98.346 de 2 de outubro de 1998, no intuito de resguardar uma amostra significativa do ecossistema de caatinga numa região ainda bastante preservada no estado do Piauí, de grande beleza cênica e alto valor histórico, cultural e científico.Com 526.106,00 (ha), o parque é um dos maiores do Piauí e da região nordeste. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A área desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo de conservação. Encontra-se inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, inclusive apresentando litogravuras nos paredões rochosos de grande valor histórico, científico e cultural. Ela é assim denominada por mudar de configuração de acordo com a iluminação do dia. O Parque Nacional da Serra das Confusões tem vários tipos de vegetação e clima. A serra que forma este parque e outros, como o da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, tem uma visão cinematográfica de um imenso vale que pode ser visto de pontos mais altos. Este vale era habitado por índios até a colonização portuguesa e desbravadores paulistas (bandeirantes). Estes desbravadores escravizaram, expulsaram os índios tupinambás desta região e formaram fazendas nestas terras. Até meados de 1950 ainda existiam índios localizados em pequenas famílias, segundo o morador da cidade de Caracol, sr. Antonio da Rocha Soares, que andava por estas terras quando jovem.
O Parque está passando por um valoroso processo de extruturação e ampliação para receber os turistas com a construção do Centro de Visitantes, Mirante, estradas dentre outras extruturas imprescindiveis para a prática turistica. Apesar da extruturação em curso, a idéia do projeto é de não modificar o meio ali encontrado como aconteceu em outros parques, tudo está sendo feito para garantir a preservação e também a seguraça. Encontra-se ainda em curso o projeto final com logomarca, cores, e modelos de sinalização a serem usadas no parque.


















Origem: Wikipédia, acadêmicos.

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More