domingo, 18 de março de 2012

GURGUEIA POUCO POVOADO


 Com pouco mais de 4 habitantes por KM², o Gurgueia seria um dos estados menos povoados do Brasil. A área mais despovoada é o Cerrado, no sudoeste do Piauí  (oeste do Gurgueia). Outra região também com baixa densidade demográfica é a da Serra das Confusões e Chapadas do Extremo Sul.
       Em todo o território do Gurgueia predomina a baixa densidade demográfica, tendo apenas alguns municípios com densidade demográfica acima de 10 hab p/ KM².
         Floriano é o município mais populoso com 57 690 habitantes em 2010, mas é pouco povoado, com 16 habitantes p/ KM². São Raimundo Nonato, o segundo município mais populoso, com 32 327 pessoas, conta com 13 habitantes p/ KM². Curimatá está na média do Gurgueia com 4,6 hab p/ KM².
         Roraima e Amazonas com pouco mais de 2 hab p/  KM², são os estados menos povoados do Brasil. O Piauí com  12 hab p/ KM², está bem abaixo do Brasil, hoje com mais de 20 hab p/ KM².
           Outros estados pouco povoados são Mato Grosso com 3.3, Acre 4.4, Amapá 4.6, Tocantins 4.9, Rondônia 6.5, Pará 6.7 e Mato Grosso do Sul com 6.8 hab p/ Km².
           A baixa densidade demográfica é o melhor exemplo para justificar, que se trata de uma região ainda pouco explorada pelo grande capital. As carvoarias, que já destruiram grandes áreas de Mata Atlântica  e do Cerrado, agora estão devastando nossa Caatinga, de formação arbórea e arbustiva.
         O IBGE já incorporou extensas áreas nas regiões da Serra Vermelha e da Serra das Confusões, como áreas remanescentes da Mata Atlântica. Temos que fiscalizar, denunciar e cobrar medidas efetivas contra as carvoarias junto aos órgãos competentes, principalmente o IBAMA.

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More