segunda-feira, 5 de março de 2012

Ministério Público reúne órgãos responsáveis pela manutenção em barragens



As barragens presentes no interior do Piauí estão passando por um processo constante de fiscalização por parte do Ministério Público do Estado do Piauí, que realizou uma audiência hoje (05) pela manhã para tratar do estado de conservação desses reservatórios. A coordenadora do Centro Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAODMA), Denise Costa Aguiar, presidiu a audiência que contou com a presença de representantes Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PI). 

De acordo com José Carvalho (foto), superintendete do DNOCS no Piauí, o trabalho do MP-PI visa minimizar os riscos nos municípios onde existem barragens e que a fiscalização por parte do DNOCS é constante. “Estamos sempre efetuando essa manutenção, inclusive na semana passada demos entrada em uma ordem de serviço para o início da manutençao em três barragens, que deve ser iniciado essa semana, onde serão investidos R$ 1.384.500”, informa. 

O superintendente conta que já foram concluídos os trabalhos de manutenção nas barragens de Jenipapo, em São João do Piauí e de Bocaina, em Bacaina. As barragens onde os trabalhos serão iniciados essa semana são: Cajazeiras, em Pio IX; Joana, em Pedro II e Caldeirão, em Piripiri. José Carvalho explica que as barragens de responsabilidade do DNOCS são as que foram construídas pelo Governo Federal, por meio do próprio órgão. “Já as barragens construídas pelo governo do Estado são de responsabilidade do IDEPI”, informa. 

O presidente do IDEPI, Elizeu Aguiar, conta que três barragens, que apresentavam grau mais elevado de risco, estão em processo de conclusão de reforma, onde foram investidos R$ 2.300.000. “As barragens de Poços, em Itaueira, São Vicente, em São Miguel do Tapuio e Algodões II, em Curimatá, estão com suas reformas praticamente concluídas e não apresentam nenhum risco à população”, informa. 

Elizeu explica ainda que recentemente o IDEPI criou um departamento de projetos, que está encarregado proceder os requisitos técnicos para a manutenção de barragens que venham a apresentar problemas. “A ideia é de que as manutenções se tornem constantes, por isso também estamos fechando parcerias com as prefeituras para que a limpeza das calhas e outros serviços menores sejam realizadas pelas próprias gestões municipais”, conclui.



fonte:portal az

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More