segunda-feira, 26 de março de 2012

Semiárido do Piauí deverá ter poucas chuvas até junho



0

Cisternas no interior; falta chuva

O boletim meteorológico divulgado na manhã desta segunda-feira (26), pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), revela a possibilidade de um inverno com poucas chuvas na região Sul do Piauí no período de abril a junho, principalmente na região do Semiárido, onde mais de 50 municípios já decretaram estado de emergência devido a seca.

Para a região Norte, a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá contribuir para a ocorrência de chuvas, às vezes intensas. Mesmo assim, as precipitações deverão ser de normal a abaixo da média no período. As previsões para os três próximos meses do ano foram feitas por meteorologistas de todo o Nordeste em sua reunião mensal do final de março.

Para a meteorologista Sônia Maria Feitosa, da Semar, na região do Semiárido piauiense, onde as chuvas são mais escassas, os efeitos de estiagens mais prolongadas são mais severos, devido a intensificação de deficiência hídrica de uma região que já se apresenta há muitos dias sem chuvas.

Ela explica que os sistemas meteorológicos que contribuem para as chuvas no Piauí neste período do ano são os Vórtices Ciclônicos de Alto Nível (VCAN), comuns sobre o nordeste brasileiro, que tende a se posicionar a Sul de sua posição média, contribuindo para a ocorrência de chuvas no Estado.

A meteorologista alerta, no entanto, que as atuais condições oceânicas, que indicam perda de intensidade do La Niña, podem contribuir para a redução das chuvas na região Norte, no período de abril a junho deste ano.

Fonte: Ccom 

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More