quinta-feira, 15 de março de 2012

Nuepes oferece videoconferência com professor de Portuga


A Universidade Federal do Piauí inaugurou nesta quinta-feira (08) o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES). Como atividade inaugural, estudantes, pesquisadores e professores puderam discutir durante a manhã, por meio de videoconferência, sobre saúde pública e telemedicina com professores de Portugal, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Ligado a Pró Reitoria de Extensão, o Nuepes será o primeiro núcleo de telesaúde do Piauí e tem como objetivo principal realizar o treinamento de profissionais do SUS por meio do ensino à distância.
"A intenção é que o Nuepes seja parceiro de um núcleo de telesaúde que vai atuar na região sul do Piauí, oferecendo cursos aos trabalhadores do SUS e que também seja fonte de estudo e pesquisa", esclarece a professora da UFPI, Lis Marinho.
Para o estudante do 7º período de Medicina da UFPI, Wilson Ferreira, participar do Núcleo é importante tanto para promover uma educação primária e permanente da saúde, como para adquirir mais conhecimentos por meio do contato com outros profissionais.
"O sistema de telesaúde é importante porque os profissionais da saúde pública do sul do estado, que não tem algumas oportunidades, podem ser treinados. Além disso, a gente adquire experiência através do contato com diversos profissionais por meio da videoconferência", ressalta o estudante.
A inauguração oficial do Nuepes aconteceu às 15 horas no Centro de Tecnologia (CT). Os participantes puderam conferir palestras sobre variados temas, entre eles educação à distância no contexto sócio-econômico do Piauí; a importância da Educação Permanente para o SUS; a Rede Universitária de Telemedicina e sua importância para o SUS e uma discussão sobre a Saúde no Sistema Penitenciário Piauiense.
Além de estudantes de medicina e professores, estiveram presentes no CT o coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Luiz Ary Messina e o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Dr. Luiz Airton Santos.

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More