quarta-feira, 14 de março de 2012

Piauí tem jazidas de diamante de mais de dois milhões de quilates em Gilbués


O Piauí está perto de ter, oficialmente, uma mina de diamantes. Depois de aprovada pela representação estadual do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a outorga da mina do município de Gilbués, a 797 quilômetros ao Sul de Teresina, depende apenas da assinatura do secretário de Geologia, Mineração e Metalurgia, do Ministério das Minas e Energia, Cláudio Scliar.

Em Gilbués, o trabalho de garimpo funciona ainda a título de pesquisas, com uma guia de autorização. Com a assinatura da portaria de outorga a lavra passa a ser profissional, em uma mina. Não há prazo para assinatura, mas a expectativa é de que o documento saia logo.

A jazida de diamantes em Gilbués, segundo estudos do DNPM, é estimada em cerca de dois milhões de quilates. O diamante do Piauí é puro e possui certificação de Kimberley, órgão criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para atestar diamantes quanto à sua origem e legalidade.

A futura primeira mina do Piauí, e também do Nordeste, já exportou cerca de três mil quilates de diamantes certificados e já faz parte dos produtos que compõem a pauta de exportações do Piauí.

Outra outorga que está sendo aguardada é para exploração do minério de ferro na região de Paulistana. A reserva na região é estimada em cerca de um milhão de toneladas. A empresa que possui o direito sobre a área solicitou no ano passado autorização para aprofundar as pesquisas de dimensionamento de jazida, um dos últimos passos para a concessão de lavra


Fonte: CCom  

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More