quarta-feira, 14 de março de 2012

Piauí será o destaque no quadro Céus do Brasil do Globo Repórter

SERRAS DA CAPIVARA E CONFUSÕES serão apresentadas no programa desta sexta-feira (16/03)

A caatinga – ambiente natural exclusivamente brasileiro e que tem no Piauí sua maior área selvagem preservada - ganhará destaque nesta sexta-feira (16/03), no Globo Repórter, programa jornalístico da TV Globo, com média superior a um milhão de telespectadores em todas as regiões do país. O apresentador Sérgio Chapelin veio ao Piauí gravar a abertura do programa e a entrada dos blocos.

O programa faz parte da série “Nos Céus do Brasil”, onde serão apresentados os principais ambientes naturais do nosso território. Pela primeira vez o Parque Nacional Serra da Capivara será visto através de um sobrevôo de balão que mostrará a beleza e a importância de se preservar essas áreas naturais. Imagens gravadas de um helicóptero que acompanhou o balão pelas paisagens do parque mostram a emoção do repórter Francisco José e de um vaqueiro piauiense voando entre os cânions da Capivara.

Para a produção do documentário no interior do Piauí, em dezembro passado, a emissora carioca trouxe para a região de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), pesquisadores, profissionais e equipamentos de Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Salvador, Teresina, Petrolina e do Rio de Janeiro. Entre os equipamentos destaque para uma grua gigante, espécie de guindaste adaptado para receber uma câmera, que fez imagens dos desfiladeiros e dos pesquisadores fazendo rapel para realizar estudos em áreas isoladas do parque.

Fotos: André Pessoa

Apesar de tamanha produção o grande destaque do programa é mesmo a qualidade, quantidade e diversidade de pesquisadores falando sobre a riqueza, a importância de conservação e entendimento da caatinga. Tem especialistas falando sobre suas pesquisas com mamíferos, répteis, pássaros, aranhas, plantas, geologia, arqueologia entre várias outras áreas. Uma entrevista gravada ao amanhecer com a arqueóloga Niéde Guidon num dos desfiladeiros do parque ganha destaque ao refletir a importância da Serra da Capivara, e consequentemente do Piauí, no contexto mundial.


Para gravar o documentário nos municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e Caracol a emissora contou com o apoio dos escritórios do ICMBio na região, que cedeu os guarda-parques João Leite e Júlio Filho, além de contratar profissionais da própria região, como motoristas, mateiros e guias locais gerando renda e incrementando a economia de pequenos lugarejos. A produção local e todo o making of (bastidores) das gravações foi feita pela agência Raízes do Piauí que fica localizada em São Raimundo Nonato e atende empresas como National Geographic Channel, Discovery e TV Globo.
fonte:180 graus

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More