domingo, 13 de maio de 2012

Com reforma e ampliação Hospital Regional de Bom Jesus ganha Urgência e Emergência

Essa  informação é importante , o HRBJ é utilizado por pacientes de todo sul do estado .

O governador Wilson Martins e a equipe da Secretaria de Estado da Saúde inauguraram, neste sábado (12), a reforma e ampliação do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos. O local agora conta com uma área de Urgência e Emergência, totalmente equipadas e prontas para atender a cidade e os municípios circunvizinhos.


Autoridades federais, estaduais e locais estiveram presentes na solenidade. Após o descerramento da placa inaugural o governador do Estado Wilson Martins, o prefeito da cidade Alcindo Piauilino, o superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, Ernani Maia visitaram as novas instalações daquela casa de saúde, que homenageia o ex-médico da cidade Francisco de Assis da Rocha Duarte.


“Nunca na história desse Estado a população está sendo tão bem atendida na própria região onde mora, perto de casa. Agora, com a ampliação da Urgência e Emergência o Hospital Regional de Bom Jesus, a interiorização dos serviços, com qualidade de atendimento e alta tecnologia, é uma realidade”, afirmou Wilson Martins.


Destacando as novas aquisições e serviços do Hospital de Bom Jesus, o superintendente estadual de Assistência a Saúde, Ernani Maia disse que mesmo durante a reforma, o HMSS continuou funcionando normalmente e agora a reforma traz a população a ampliação de vários serviços, como ortopedia, Raio X, Pronto Socorro, Obstetrícia e Ultrasom.

“Esta reforma mostra que trabalhamos com meta como sempre determinou a ex-secretária Lilian Martins. Agora o Hospital Regional de Bom Jesus vem para oferecer novos serviços à população, vem para agregar o que ainda não existe na região.

Melhorias dos Serviços.

De acordo com Mara Lígia, enfermeira chefe, em 2011 a média de atendimentos por mês do Hospital era de 1.812 pacientes. Atualmente, o local tem a capacidade de atender mais de 3.800 pessoas. A enfermeira aponta que os serviços de mamografia, ultra-sonografia, Sanvis (Atendimento as mulheres vítimas de Violência), Registro de bebes nascidos vivos, todos foram reeimplantados funcionando diariamente. “Agora contamos com novas salas, enfermarias climatizadas, enfim locais que buscam humanizar o tratamento dos nossos pacientes. Percebemos no olhar dos funcionários e principalmente da população o alívio de se ter um bom serviço”, frisa a enfermeira chefe.


Para Custódia Maria, os servidores passam a ser outra ferramenta importante, mesmo com a chegada de novos equipamentos no Hospital. “Não podemos esquecer que os nossos profissionais agoram estão mais empenhados para continuar prestando resolutividade e trabalho para essa região do Estado”, disse.

Alem desses serviços, a diretora informa que outros foram implantados como Acolhimento, Núcleo de Epidemiologia, Ouvidoria, Unidade Transfusional e Salas de Vacina. Para monitorar o desempenho dos serviços, a diretoria do HSSM destaca ainda as comissões criadas como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPAS) e a Comissão de Controle de Infecção Hospitala (CCIH).

Total de Investimentos

Ao todo, a obra e a aquisição de equipamentos teve um investimento de aproximadamente R$ 1.370.000.000. Na Área de Urgência e Emergência pode-se encontrar sala de estabilização/ higienização, monitoramento constante de pacientes, sala de sutura, curativo e implantação do serviço de Triagem, além de Assistência Social e Fisioterapia.


Atualmente o hospital conta com 180 funcionários. São 14 médicos, sendo quatro especialistas em plantão de 24hs. “Antes a reclamação era por falta de médicos no plantão, hoje temos no mínimo dois médicos no plantão. A climatização das salas foi outra grande conquista, com isso garantimos que continuaremos mandando o menor numero possíveis de pacientes para Teresina, porque temos mão de obra qualificada e equipamentos modernos”, disse Custódia Maria.

O morador da cidade, Irenio Silva, afirmou que o atendimento diminuiu muito seu sofrimento após ter que amputar uma perna, “Graças a Deus tive um bom cuidado dos médicos daqui, estou satisfeito porque não passamos mais calor e as enfermeiras são atenciosas”, disse o autônomo de 32 anos.


O governador Wilson Martins, finalizou a visita no município garantindo mais investimentos na saúde pública em todo o estado. Ele também anunciou que cerca de R$ 1, 5 milhão serão investidos para construção em Bom Jesus de uma Unidade de Pronto Atendimento.

“Queremos trazer nos próximos anos a Upa, para isso já estão disponibilizadso esses recursos que ajudarão Bom Jesus e toda esta região. A resolutividade se da com ética e trabalho em equipe, encontramos isso também nos hospitais do norte do Estado como Campo Maior e Parnaíba, queremos mostrar que a saúde está melhorando e quem atesta isso é o povo, já que muitas Regionais agora contam com serviços que diminuem custos e riscos de vidas”, disse.

fonte;CIDADE VERDE

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More