terça-feira, 29 de maio de 2012

Semar cancela licença e suspende carvoarias em 4 municípios


Uma operação realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semar, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal – resultou na aplicação de R$ 230 mil em multas.  Um total de sete carvoarias multadas e embargadas, 20 fornos destruídos e 724 embargados nos municípios de Morro Cabeça no Tempo, Júlio Borges, Parnaguá e Sebastião Barros. Além disso, foram apreendidos duas motosserras que estavam sendo utilizadas sem a devida licença,  250 metros cúbicos de carvão, 15 veículos com documentação irregular e com registro de roubo e furto e mais 12 carros.

“Em parceria com a Policia Rodoviária Federal  atuamos com o objetivo de coibir a produção clandestina de carvão, além de apurar as denúncias relativas a movimentações fraudulentas de carvão no Sistema Eletrônico DOF – Documento Original Florestal. Os fiscais foram rigoroso no combate ao desmatamento ilegal, uma vez que as licenças emitidas pela Semar, em muitos casos, não vem sendo respeitadas”, enfatiza o secretário Dalton Macambira.
 
De acordo com o Superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, os empreendimentos agrícolas que detém autorizações de desmates emitidas pela Semar e utilizam o material lenhoso decorrente desse desmatamento para a produção de carvão, cada vez mais vem demonstrando sua incapacidade para na realização dos projetos de Uso Alternativo do Solo a que se propõem.

O aproveitamento do solo, através das autorizações de desmate concedidas pela Semar, não vem sendo cumprido satisfatoriamente nos projetos visitados. O carvoejamento tem se transformado na atividade principal dos empreendimentos, provocando destruição de floresta nativa e ocasionando diversos impactos ambientais negativos.

O Secretário Dalton Macambira ressalta que a equipe de fiscalização da Semar estava há mais de uma semana investigando as irregularidades na região.  “A operação envolveu vários órgãos, pois além dos crimes ambientais foram detectadas outras irregularidades. “Por conta das inúmeras irregularidades identificadas pela Semar, estamos cancelando todas as autorizações de desmate válidas e a suspensão das atividades de carvoejamento até que os empreendedores autuados,  demonstrem capacidade de execução dos projetos agrícolas propostos”, garante  o secretário.

fonte;cidade verde

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More