segunda-feira, 28 de maio de 2012

Operação prende 13 pessoas e multa em R$ 230mil carvoarias no Sul do PI


Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civil e Militar, além do Ibama e da Secretaria do Meio Ambiente realizou uma fiscalização em cidades do extremo sul do Piauí e flagrou sete carvoarias funcionando irregularmente. 

As carvoarias estariam sem licença ambiental ou utilizando irregularmente a licença para produzir carvão vegetal. Os policiais tiveram nos municípios de: Morro Cabeça no Tempo, Sebastião Barros, Gilbués e Parnaguá. 


Os policiais flagraram três menores trabalhando nas fazendas e operários sendo utilizados de forma irregular. A fiscalização constatou, ainda, precárias condições de trabalho nas áreas de produção de carvão tais como ausência de equipamento de proteção para os trabalhadores, inadequadas condições de higiene e acomodação. Alguns dos trabalhadores dormiam no interior dos fornos.


Foram apreendidos 250 metros cúbicos de carvão, além de 15 veículos com documentação irregular e com registros de roubo e furto, que foram encaminhados à Polícia Civil e podem ser processados por receptação. Foram 12 carros e três motocicletas

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente aplicaram uma multa de R$ 230 mil aos proprietários de carvão, embargou as atividades irregulares nas carvoarias e fez a apreensão de duas motosserras sem licença.


Uma aeronave da Divisão de Operações Aéreas de Pernambuco foi usada na operação. “Como a área é muito extensa e os municípios são distantes, solicitamos o suporte da aeronave e vamos requisitar mais vezes, já que não há fiscalização efetiva naquela região do Estado e por isso estaremos atuando com mais rigor”, declarou a nova superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Piauí, Carla Cristina Filius. 


Semar 

O secretário do Meio Ambiente, Dalton Macambira, informou que os carvoeiros não tinham licença para atuarem e por isso foram multados. “Eles devem recorrer por via judicial, mas vamos até o fim porque é proibido desmatar somente para produzir carvão vegetal. Vamos solicitar o reflorestamento”, destacou.


fonte: cidade verde

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More