sexta-feira, 1 de junho de 2012

COMPRA DE VOTO


Temos eleições municipais em outubro próximo e na segunda quinzena de junho são feitas as convenções para homologar as candidaturas majoritárias e proporcionais, nos mais de 5 560 municípios brasileiros.

              Dos atuais mandatários, centenas de prefeitos perderam mandato, sendo cassados e outras centenas ainda respondem processos, relacionados com as eleições de 2008.

              A maioria destes processos são consequências de acusações de compra de votos e de abuso do poder econômico, principalmente nas pequenas cidades, que são maioria e onde quase todas as pessoas são conhecidas.

              Durante a campanha eleitoral os cabos eleitorais e departamentos jurídicos das reespectivas chapas que disputam as eleições fazem uma "guerra fria" com acusações e mais acusações contra os adversários, dando muito trabalho para a justiça eleitoral.

              As campanhas são milionárias e as máquinas públicas são acionadas, atropelando as leis e orientações da justiça eleitoral. Nas menores cidades, destacando as mais pobres, dinheiro sujo é usado para comprar votos. É comum ver eleitores dizendo que vota para quem pagar mais. Pobre democracia brasileira.

              Contribuições clandestinas, principalmente de empresas concessionárias de serviços públicos, são comuns, mas que dificulta a fiscalização por parte da justiça eleitoral, tendo em vista que é longa a lista de laranjas que aparecem como contribuintes. Com as atuais regras do jogo, as irregularidades continuam. "Reforma política com financiamento público de campanha já".





Escrito por Profº Erasmo Rocha

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More