quarta-feira, 20 de julho de 2011

Baixa umidade do ar coloca Piauí em estado de atenção

A Secretaria Nacional da Defesa Civil já emitiu boletim de alerta para a situação

A baixa umidade do ar deve colocar o Piauí em estado de atenção durante boa parte desta semana. A Secretaria Nacional da Defesa Civil já emitiu boletim de alerta para a situação, que deverá se agravar na região do Semiárido, onde em alguns municípios a umidade pode ficar temporariamente abaixo dos 20%, nível preocupante pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a gerente de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Ribeiro Feitosa, um centro de alta pressão posicionado sobre a parte central do Brasil atinge o Sul do Piauí inibindo a formação de nuvens e tornando o ar seco, colocando a umidade relativa do ar em níveis muito baixos.
O índice mais baixo deverá ser registrado no município de Conceição do Canindé, a 460 quilômetros de Teresina. A previsão é de que a umidade relativa do ar chegue a 18%. Para São Raimundo Nonato e Picos, a previsão é de que o índice chegue a 19% ao longo da semana. Nessas condições, os três municípios serão considerados em estado de alerta.
Em São João do Piauí, durante a semana a umidade relativa do ar vai variar entre 30% e 20%; em Oeiras e Aroeira do Itaim, entre 34% e 21%.
Na região dos Cerrados, a umidade também fica abaixo de 30%. Nos municípios de Corrente, Parnaguá, Bom Jesus e Uruçuí, a umidade relativa do ar vai variar entre 33% e 26%. No Médio Parnaíba Piauiense, os municípios de Floriano, Amarante e Água Branca terão umidade variando de 44% a 22%. Na região central, a umidade deverá ficar entre 35% e 22% nos municípios de Valença e Elesbão Veloso. Em Teresina e na região Norte do Estado, a umidade do ar permanecerá acima dos 50%.
De acordo com as recomendações da OMS, com a umidade relativa do ar entre 20% e 30%, as pessoas devem evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15 horas, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins. Sempre que possível, a pessoa deve permanecer em locais protegidos do sol e deve consumir água à vontade.
Com o índice entre 12% e 20%, a pessoa também deve suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
A baixa umidade do ar provoca complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos e aumenta o potencial de incêndios.
 
fonte : 180 graus

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More