domingo, 10 de julho de 2011

Wikileaks vaza relatório sobre interesses dos EUA no Piauí

Documento mostra avaliação sobre encontro promovido em Teresina para divulgar potencialidades do Estado.

O site Wikileaks, que ganhou destaque por vazar documentos sigilosos de diversos países, divulgou um relatório dos Estados Unidos sobre a possibilidade de investimentos no Piauí. Os dados fazem parte de um conjunto de três mil documentos da embaixada norte-americana em Brasília/DF e dos consulados em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Recife/PE, que foram publicados nesta semana. 

Foto: Francisco Leal/CCom
Relatório traz visão norte-americana após encontro ocorrido em Teresina

Datado de 2 de fevereiro de 2010, o documento faz um resumo das informações debatidas no Seminário Comércio Internacional, realizado em Teresina no dia 10 de dezembro de 2009 com a presença de gestores e investidores. Na época, o então governador Wellington Dias (PT), hoje senador, havia retornado de viagem pela Europa para divulgar o Estado, em busca de investimentos. A reunião foi aberta. A novidade é a visão dos norte-americanos sobre o encontro. 

O relatório, intitulado "Brasil: Um Estado do Nordeste tenta alcançar o Sul", frisa a contradição entre o crescimento econômico e as as dificuldades de infraestrutura do Piauí para que as riquezas naturais e o potencial turístico sejam melhor explorados. O texto original ainda mostra queixas de empresários locais a esse respeito. Também é ressaltada a falta de conhecimento de empresários de fora do Estado sobre as potencialidades que podem ser alvo de investimentos. 

Após expor as informações tratadas no evento, o relatório conclui: "Dito isto, a experiência no Piauí revela um número de desafios que o Nordeste precisa superar, notavelmente: pobre infraestrutura, falta de conhecimento de fora das oportunidades, e uma falta de competência entre parceiros governamentais e locais. (...) A Missão Brasil buscará envolvimento positivo adicional com o Piauí e vai específicamente procurar atender as necessidades de capital humano através da promoção de oportunidades para visitantes internacionais", diz o documento, que trata ainda de iniciativas nas áreas social e econômica.

A agência de notícias Pública reproduziu os documentos e disponibilzou análises sobre o conteúdo de cada um. 
fonte: cidade verde

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More