domingo, 10 de julho de 2011

CPRM encontra reservas de ferro

CPRM encontra reservas de ferro
O superintendente regional da CPRM (Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais) do Piauí e Maranhão, Antônio Reinaldo Soares Filho, informou que a instituição concluiu os mapeamentos geológicos feitos nas regiões dos municípios de Coronel José Dias e Avelino Lopes, no sudeste do Piauí. O trabalho foi encerrado com duas folhas (mapas) de Barragem, que é a de Coronel José Dias, e de Avelino Lopes, que foram enviadas para o Departamento de Marketing da CPRM para que sejam impressas e lançadas em outubro, em audiência pública no Palácio do Karnak, sede do Governodo Estado.
Segundo Antônio Reinaldo Soares Filho, nas regiões de Coronel José Dias e Avelino Lopes foram encontradas grandes ocorrência de ferro.
“São regiões potencialmente mineradoras, são regiões geradoras de muita riqueza, mas agora a gente precisa pensar em forçar as empresas que virão explorar esse ferro para beneficiar esse minério com uma cadeia de siderúrgicas. Não é preciso ser uma grande siderúrgica, mas uma minissiderúrgica. Com isso, a gente agrega valor ao nosso mineral gerando riqueza na região”, declarou.
Os solos das regiões de Coronel José Dias e Avelino Lopes são do cristalino. Existetecnologia com máquinas de desmonte para extrair o minério em grandes profundidades, mas nessa região o ferro está aflorando. As mineradoras já podem explorar o ferro na superfície.
Os últimos mapeamentos feitos pela CPRM no Piauí já passam dos dez anos. O último mapeamento tinha feito na região de Riacho Queimado, no cristalino, que corresponde aos municípios de Paulistana e Queimada Nova, que serviram como guia para a seleção de áreas que as grandes mineradoras estão fazendo pesquisas para exploração de ferro e manganês.
Antônio Reinaldo falou que com o ferro vem uma gama de minerais, inclusive ouro. São os minerais ferromagnesianos como o manganês, o níquel.
O superintendente regional da CPRM para o Piauí e Maranhão, Antônio Reinaldo Soares Filho, afirmou que foi procurado na semana passada pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), que está interessada em pesquisar e explorar os minerais ferromagnesianos do Piauí. A empresa é a que Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
“A CSN está muito interessada no Piauí”, falou Antônio Reinaldo. Os executivos da CSN procuraram Antônio Reinaldo para saber quais as linhas de pesquisas que a CPRM está desenvolvendo no Piauí e quais as regiões que a companhia está mapeando.
Antônio Reinaldo falou que a CPRM está mapeando no Piauí nas áreas das regiões de São Raimundo Nonato, de Barragem (Coronel José Dias), de Avelino Lopes, de Queimada Nova, de São José do Peixe. “Em todas essas folhas nós estamos com geólogos andando, palmilhando a pé, percorrendo essas regiões para fazer o mapeamento. Um quilômetro andando no mato nessas regiões corresponde a um centímetro nos mapas que nós estamos elaborando”, disse.
São oito geólogos envolvidos no mapeamento e essas regiões são potencialmente favoráveis de ferro e outros minérios magnesianos.

fonte ; meio norte

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More