sábado, 30 de julho de 2011

Barragem Atalaia vai atender mais de 40 mil pessoas

A barragem vai beneficiar diretamente a uma população superior a 44 mil pessoas

A barragem Atalaia, no município de Sebastião Barros, a 940 quilômetros de Teresina, no Extremo Sul do Piauí, vai beneficiar diretamente a uma população superior a 44 mil pessoas em quatro municípios da região, onde o abastecimento de água tratada ainda enfrenta problemas.
Corrente, Sebastião Barros, Parnaguá e Riacho Frio serão ligados, no futuro, à barragem de Atalaia, através de adutoras com vazão suficiente para reforçar o abastecimento das quatro cidades.
Com 25,4 mil habitantes, 15,6 mil dos quais na zona urbana, Corrente é o maior município da região e concentra em seu entorno mais de 300 mil cabeças de gado, fazendo da pecuária sua maior fonte de renda. Na agricultura, destaque para a produção de banana. Em 2009, colheu 200 toneladas da fruta.
A cidade de Corrente, com a construção de Atalaia, terá reforçado o seu sistema de abastecimento de água, regularizando o fornecimento do produto aos bairros mais distantes.
Sebastião Barros, a 940 quilômetros de Teresina, é o município mais distante de Teresina. Com uma população de 3,5 mil pessoas, das quais pouco mais de 1,1 mil na zona urbana, terá seu abastecimento d’água regularizado com a construção da barragem. Como outros municípios da região, Sebastião Barros tem na pecuária a sua principal ocupação. Seu rebanho bovino é estimado em 23,3 mil cabeças. Na agricultura, o destaque é para a produção de mandioca, feijão, banana e laranja.
Parnaguá, com 10,3 mil habitantes, e Riacho Frio, com 4,8 mil, completam os quatro municípios que serão atendidos pela barragem tanto no abastecimento urbano como em projetos de irrigação e de piscicultura.
A barragem
A barragem Atalaia, cujas obras já foram iniciadas, será construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 55,2 milhões. O prazo para conclusão vai até o fim de 2014.
Atalaia vai represar o riacho Riachão e os rios Corrente e Paraim na localidade Barra do Rio. Sua parede terá 2,6 mil metros de comprimento e 20 metros de altura, permitindo que o lago possa armazenar até 211,1 milhões de metros cúbicos d’água. Serão oferecidos 600 empregos diretos.  

fonte;  180 graus

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More