quarta-feira, 13 de julho de 2011

Câmara de Vereadores decide afastar prefeito de Curimatá do cargo

Lailson Guerra é investigado em suspeita de obras superfaturadas e foi afastado por 54 dias.

O atual prefeito do município de Curimatá (distante 775 km de Teresina), Lailson Guerra Cruz (PMDB), foi afastado do cargo em sessão extraordinária da Câmara dos Vereadores da manhã desta quarta-feira (13). Ele é acusado de superfaturamento de obras públicas.


Segundo o presidente da Câmara dos Vereadores, Raidan Maia (PMDB), no dia 8 de junho deste ano a Casa recebeu denúncia que acusava o prefeito de superfaturamento de obras municipais. No documento, foram expressos oito ítens com possíveis irregularidades no trabalho do gestor. "Por ter sido considerada uma denúncia grave, a maioria dos vereadores optou pela investigação".

O afastamento do gestor ainda não havia sido solicitado por falta de provas concretas. Entretanto, de acordo com Raidan Maia, recentemente alguns vereadores da comissão investigadora visitaram uma obra da prefeitura e constataram o superfaturamento. "Avaliaram uma obra em R$ 3 mil, enquanto o prefeito declarou R$ 15 mil", explicou.

Mesmo com a avaliação, o gestor continuaria no cargo até as investigações terminarem, data marcada para o início de setembro. Mas, a comissão processante decidiu antecipar o pedido de afastamento por temerem retaliações do prefeito. "Ele estava atrasando o pagamento de salários da Câmara. Entenderam que ele poderia atrapalhar o processo se permanecesse no cargo", explicou Raidan Maia.

Substituição
Lailson Guerra era vice de José Arlindo da Silva Filho (PR), que foi eleito prefeito, mas por não ter tomado posse dentro do prazo legal foi afastado - ele estava preso em Pernambuco acusado de roubo de cargas. Lailson estava no cargo de prefeito desde agosto do ano passado. Com seu afastamento, o presidente da Câmara, Raidan Maia, ficará à frente da prefeitura do município pelos próximos 54 dias de investigação ou até José Arlindo conseguir reassumir o cargo. Há um recurso do prefeito eleito para retornar ao cargo.

fonte ; cidadeverde

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More