sexta-feira, 8 de julho de 2011

Umidade do ar cai na região Sul do Piauí

Um extenso centro de altas pressões está atuando sobre grande parte da América do Sul, inclusive o Brasil, forçando o movimento subsidiente de ar, o que inibe a formação de nuvens e torna o ar seco.
No Piauí, segundo a gerente de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Ribeiro Feitosa, os reflexos dessa massa de ar seca são verificados principalmente na região Sul, aonde a umidade relativa do ar vem registrando baixos valores.
Na próxima semana, a umidade relativa do ar deverá ficar abaixo dos 30% em municípios como Pio IX, Paulistana, Picos, Oeiras e São Raimundo Nonato. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando a umidade fica entre 20% e 30%, o local é considerado em estado de atenção. Se baixa para o patamar entre 13% e 20%, há estado de alerta. A região entra em emergência quando o índice fica abaixo dos 12%.
A baixa umidade do ar faz com que as crianças fiquem mais suscetíveis às doenças típicas desta época do ano, como inflamações nas vias aéreas superiores, sinusite, amigdalite, otites e rinites, além de gripe e asma. 
O clima deixa a pele mais seca e também aumenta o risco de conjuntivite, pois retira a umidade dos olhos. Além disso, pode provocar irritação pela poluição e aumentar diversos tipos de infecções, em especial as respiratórias. Caso a baixa umidade persista pelo tempo de um mês, por exemplo, ocorre um aumento de uma secreção mais espessa e, com isso, principalmente em crianças e idosos, há maior incidência de doenças respiratórias mais graves.

CUIDADOS - Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos de pessoas. A população deve ingerir bastante líquido.

Também é importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a minimizar os efeitos do tempo seco. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores.

fonte ;24horaspiaui.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More