quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Centro Integrado de Reabilitação Móvel já é realidade no Piauí

Os trabalhos já foram iniciados e o município de Água Branca foi o primeiro a receber a Unidade Móvel

Ampliar o acesso da população à saúde em tempo oportuno. A inauguração da unidade móvel do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir Móvel), na manhã desta terça-feira (2), traduz com maestria essa diretriz base da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), promovendo uma maior acessibilidade através da descentralização do atendimento aos deficientes físicos.
Acompanhada pelo senador Wellington Dias, pela deputada estadual Rejane Dias e demais autoridades, a secretária estadual Lilian Martins, representando o governador na ocasião, fez a entrega simbólica ao presidente voluntário da Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação (Reabilitar), Benjamin Pessoa, das chaves dos dois automóveis que compõem o Ceir Móvel.

“A inauguração do Ceir Móvel vai ao encontro do que se pretende não somente pela Secretaria Estadual da Saúde, mas pelo próprio Ministério da Saúde, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde e, principalmente, realizando essa ampliação em tempo hábil. O trabalho do Centro não se restringe apenas aos cuidados físicos, mas abrange o cuidar em toda sua perspectiva, e a inauguração dessa unidade móvel vem demonstrar o cuidado do governador Wilson Martins em dar continuidade e aprofundar esse belíssimo projeto implantado no Piauí”, afirmou Lilian Martins.
Disponibilizando cadeiras de rodas, muletas, andador, calçados para pés diabéticos (masculino e feminino), botas, coletes, próteses talas de lona, goteiras, ataduras gessadas e materiais informativos para os pacientes atendidos, a equipe multidisciplinar do Ceir deve percorrer um total de 38 municípios piauienses. Na primeira visita, os profissionais tiram as medidas dos pacientes para a fabricação dos equipamentos. Em seguida, após os trâmites legais na Secretaria da Saúde e Sistema Único de Saúde, o Ceir Móvel volta ao município para entregar as peças.
Os trabalhos já foram iniciados e o município de Água Branca foi o primeiro a receber a Unidade Móvel do Ceir. Apenas na última segunda-feira (1º), foram atendidas mais de 200 pessoas na cidade e mais de 100 pessoas continuam na fila de espera para agendamento. Nesta quarta-feira os veículos devem voltar para o município a fim de dar prosseguimento aos atendimentos na região.
Além de Água Branca, o Ceir Móvel deve percorrer os municípios de Altos, Amarante, Batalha, Barras, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Cocal, Curimatá, Demerval Lobão, Esperantina, Elesbão Veloso, Fronteiras, Gilbués, Guadalupe, Itaueira, Jaicós, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II, Paulistana, Parnaíba, Picos, Regeneração, São Miguel do Tapuio, São João do Piauí, São Julião, São Gonçalo, São Pedro do Piauí, Simplício Mendes, Oeiras, Uruçuí, União e Valença. O atendimento será sediado nessas regiões, beneficiando os municípios circunvizinhos.
Garoto propaganda do Ceir
Grande conhecido de todos os funcionários do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), o pequeno Miquéias Rodrigues, três anos, ganhou coordenação e uma nova perspectiva de vida graças ao tratamento realizado no Centro. Vítima de mielomeningocele, uma malformação congênita da coluna vertebral, após dois anos de tratamento intensivo no Ceir e uso de órteses, o menino ganhou mobilidade das pernas.
“Esse menino não se mexia da cintura para baixo e não tínhamos esperança de poder vê-lo assim, caminhando sem ajuda de ninguém. Só tenho a agradecer a todo mundo daqui, que sempre tratou o meu menino com muito carinho”, ressalta dona Luzia Mota, avó de Miquéias.
Emocionado, o senador Wellington Dias fez questão de cumprimentar o garoto e parabenizar a todos que fazem do Ceir essa referência em tratamento a deficientes físicos. “O símbolo dos passos do Miquéias já diz tudo do que se deseja dessa rede. A possibilidade de integração com os municípios piauienses é uma grande conquista e uma satisfação pessoal de quem, como eu, participou da origem do projeto. Queria aproveitar a oportunidade para parabenizar também a todos os profissionais que fazem parte desse time e ao governador Wilson Martins por ter abraçado essa causa com tanta sensibilidade”.

FONTE: 180 GRAUS 

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More