segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Divisão do Piauí assunto polêmico


Site de Teresina se declara ser contra a divisão do Piauí e abri o debate na internet.

O Portal Acessepiaui posiciona-se contra a divisão do Piauí. Não é partindo o estado ao meio que vamos garantir prosperidade e promover mais igualdade economica, social, política e cultural.

A polemica da divisão é salutar pois promove o debate a cerca das verdadeiras causas que nos impedem de ser um lugar mais desenvolvido e com mais justiça social.

Nossas raízes são aristocráticas, de um estado contruído de cima para baixo. Os protagonistas políticos e econômicos, no primeiro momento histórico, foram e ainda são, em grande parte, os donos das grandes propriedades, os chamados coronéis, que com o declínio do modelo passaram a controlar as prefeituras com a parentada inteira, impondo por conseqüência aos agregados empobrecidos dizerem amém em troca de favores e cestas básicas.

A política estadual durante muitos anos sempre reproduziu o modelo político oligárquico. Durante muito tempo foi tocado pelo revesamento "natural" de famílias tradicionais no poder, quase sempre sem grandes diferenças na forma de pensar e agir.

Uma classe social do tipo que traz uma adolescente pobre do interior para trabalhar como doméstica em sua casa na cidade, com a promessa de estudar e, que de fato, vai servir de pau para toda obra. Trabalhar sem direito a folga, sem um salário minimamente decente e ter que contentar-se com as roupas usadas da família, sabonete ou sabão da pior marca ou usado e ainda sem direito a dar um pio, quando o marido e ou filhos quiserem usá-la sexualmente.

A divisão geográfica do Piauí pouco vai ajudar a superar de forma mais acelerada essa lógica perversa e ultrapassada. Pelo contrário vai reforçar as famílias tradicionais aristocratas que hoje se agarram nos municípios metade sul do estado para manter e reproduzir seus patrimônios.

Vai criar uma teia de cargos nos três poderes que se incrustarão no Estado, ficando os descendentes aristocratas com o filé e a partilha dos ossos entre as classes populares.

Pergunta que não quer calar, o que fazer então para desenvolver mais o sul do Estado sem que haja a divisão do Piauí? Cabe ao Estado Brasileiro, governo federal, estaduais e municipais promoverem inclusão social, corrigir disparidades, descentralizar as políticas públicas, possibilitar o acesso e posse da terra, estimular a organização social de trabalhadores e empresários.

Qual a maioria da origem dos nossos parlamentares? Com certeza são descendentes da aristocracia rural, ainda do tempo da agricultura e pecuária extensiva, do extrativismo, do tempo das antigas coleterias fazendárias que cobravam segundo a opção política do comerciante, dos delegados que prendiam seguindo a mesma lógica.

É uma obrigação dos chefes do executivo, legislativo e judiciário fazerem gestões intinerantes. Investirem nos potenciais econômicos e culturais de regiões e municípios independente de qualquer lugar geográfico do Piauí. Fomentar o empreendedorismo, as cooperativas, as associações produtivas, a elaboração de leis debaixo para cima, a aplicação de leis mais justas e igualitárias.

Não a divisão do Estado do Piauí. Pela união do Piauí inteiro na busca e na distribuição das riquezas, na promoção do desenvolvimento. Mais transparência e participação na gestão dos orçamentos públicos. Mais ética, descentralização das políticas públicas, mais concorrências nas licitações, concurso público, gestão eficiente, parcerias com as organizações da sociedade civil, pelo fortalecimento dos territórios de desenvolvimento.

Debate franco

Cabe ressaltar que mesmo sendo contra, o Acessepiaui não é fechado às opiniões que contrariem a posição do portal. Está aberto ao debate, inclusive para publicar textos opinativos e comentários, pois acreditamos na pluralidade de pontos de vistas como forma de trazer novas idéias, nos fazer crescer enquanto cidadãos, enfim, aprofundar a democracia. Afinal é o povo quem vai decidir, através de plebiscito mais na frente, se concorda ou não com a divisão do nosso querido Piauí.

Apoio ao manifesto

O Portal Acessepiaui apóia o manifesto contrário a divisão do estado piauiense, que o Movimento Piauí Unido - Feliz por Inteiro lança hoje, 18, as 18 hs, no cine teatro da Alepi.

Uma mesa redonda vai debater as vantagens da permanência do Estado geograficamente unido. Participam os economistas Felipe Mendes e Cézar Fortes e os deputados Nazareno Fonteles e Merlong Solano.

O deputado estadual, João de Deus (PT), um dos organizadores, está fazendo circular na mídia e nas redes sociais na internet um convite onde convoca partipantes para o lançamento do manifesto

Redação acessepiaui.com.br

1 comentários:

Veja nova matéria publicada no AcessePiauí de hoje, 31/08/2011, sobre a divisão do Piauí.

o link é o seguinte:
http://acessepiaui.com.br/politica/consultoria-da-c-mara-contra-a-divis-o-do-piau/23542.html

Saudações.

Paulo Roberto

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More