segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rede Ambiental do Piauí e Furpa são contra divisão do Piauí


O movimento ambientalista do Estado do Piauí, representado pela FUNDAÇÃO RIO PARNAÍBA – FURPA e a REDEAMBIENTAL DO PIAUÍ – REAPI, são contra a divisão do Estado do Piauí em dois Estados, com a criação do Novo Estado do Gurguéia. Eles enviaram ao blog na pessoa do ambientalista da Fundação Rio Parnaíba e membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente, professor Francisco Soares(foto ao lado), os argumentos contra a divisão. Confira abaixo:
“A região Sul do Estado do Piauí se concentra a maior Biodiversidade do Nordeste Brasileiro, é possível detectar a presença dos três dos mais importantes biomas brasileiro; cerrado, caatinga e mata atlântica, onde se encontra a presença da mais rica fauna nordestina.
O maior patrimônio e ambiental e arqueológico do Nordeste, se encontra na região sul do Estado, as pesquisa realizadas na região identificaram importantes jazidas minerais, que de forma sustentável poderão gerar benefícios para os Piauienses. Com a divisão do Estado em dois, o Estado do Piauí perderá em torno de 60% do seu território e a maior riqueza dos recursos naturais, com a perca das importantes unidades de conservação: Parques Nacionais Serra da Capivara, Serra das Confusões, Nascentes do rio Parnaíba, bem como a Estação Ecológica Uruçui-Una, a APA do Rangel e ainda a Serra Vermelha, apta a se transformar no mais novo parque do Estado pela sua riqueza biológica.
O cerrado piauiense como grande produtor de grãos do Estado, conhecido como a última fronteira agrícola do Brasil, poderá de forma sustentável, através da diversidade das culturas, se transformar no maior celeiro agrícola do Nordeste.
Desde de que se definam políticas públicas com o zoneamento ecológico e econômico da região, com a prioridade para a agroindústria, onde os grãos de soja em vez de serem exportados in natura, sejam industrializados na própria região dos cerrados, para gerar renda, empregos e impostos para os nossos irmãos do sul do Estado.
Então, por isso defendemos um “PIAUÍ UNIDO DE FORMA INTEGRAL”, com todas as suas potencialidades e suas riquezas, em vez de dividi-los em dois. “EM VEZ DE DIVIDIR A POBREZA É MELHOR SOCIALIZAR AS RIQUEZAS”.
São os propósitos por um PIAUÍ UNIDO,
FUNDAÇÃO RIO PARNAÍBA – FURPA
REDE AMBIENTAL DO PIAUI – REAPI
fonte ; meio norte

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More