segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Túmulos de barões achados no Piauí ganham capa da Revista Cidade Verde

Achado no município de Parnaguá reabre o debate sobre a colonização do Estado. Veja mais destaques.

A Revista Cidade Verde desta quinzena chega as bancas com a capa "Ossos dos Barões". A reportagem especial mostra a descoberta dos túmulos dos barões de Paraim e Santa Filomena, achado que reabre a discussão sobre como nasceu o Piauí. A novidade refuta as teses de que a colonização do Piauí se deu pelo litoral e reforça as pesquisas que dão conta de que esse processo ocorreu mesmo pela região sul. 



Os túmulos dos barões, irmãos do Marquês de Paranaguá, foram localizados na fazenda Mocambo, zona rural do município de Parnaguá, que fica na divisa do Piauí com a Bahia. A descoberta foi feita pelo historiador Edilson Nogueira em 2007. Neste ano, ele lançou o livro "Mocambo: Berço dos Barões", com o resultado de sua pesquisa, e construiu um museu com cerca de 70 peças, relacionadas a alguns nobres do Piauí no impédio de Dom Pedro II. 

Outros destaques da edição número 11 do periódico são os polêmicos debates sobre a lei antifumo de Teresina, os problemas causados pelos "paredões de som" em carros por todo o Piauí, a disputa entre PTB e PSB visando as eleições de 2012 e 2014, e uma entrevista exclusiva com o senador Wellington Dias (PT), que entre outros temas fala dos pontos com os quais discorda do seu partido. 

A Revista Cidade Verde é uma publicação quinzenal da Editora Cidade Verde, disponível nas principais bancas de Teresina e outros municípios por apenas R$ 8. Assinaturas são feitas pela internet: www.revistacidadeverde.com.br.
fonte :cidade verde

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More