segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Divisão do Piauí pode avançar no Senado

Depois do Pará, será a vez do eleitor piauiense decidir se quer ou não o Estado dividido? São dois projetos, um na Câmara dos Deputados, de 1994, apresentado por Paes Landim (PTB-PI), e outro, de 2007, do senador João Vicente Claudino (PTB-PI), com parecer favorável pronto para votação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). 

O mais antigo está pronto para entrar na pauta do Plenário, mas com requerimento de urgência emperrado. A frente pela divisão vê mais chances do projeto de João Vicente avançar, ainda que esteja na fase de comissões. Mas, aos defensdores da causa, o que importa é a aprovação e a realização do plebiscito, por qualquer que seja.  

O relator no Senado Federal é Ciro Nogueira (PP-PI). Ele, que é de Pedro II, no norte do Piauí, concorda que o sul está "muito abandonado" pelo poder público. No parecer, Ciro considera a "demanda relevante" e justifica: "Porque (a criação do Estado do Gurgueia) visa buscar o desenvolvimento socioeconômico do sul do Piauí. Ademais, a decisão de desmembrar o Piauí para a criação do Gurgueia cabe à população diretamente interessada, o eleitorado piauiense, mediante plebiscito, que é a via legítima e democrática prevista na Constituição Federal."

A coluna Brasília conversou com Ciro Nogueira por telefone:

Acessepiauí - A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania irá aprovar o seu parecer?
Ciro Nogueira - Acredito que sim. Não há motivo para não aprovar, principalmente após a aprovação do plebiscito sobre a criação dos Estados do Tapajós e Carajás, dividindo-se o Pará.

Acessepiauí - A criação do Gurgueia estaria hoje em primeiro lugar na fila?
Ciro Nogueira - Eu diria que caminha junto com o plebiscito sobre a criação do Maranhão do Sul.

Acessepiauí - Por que dois projetos com a mesma finalidade, um na Câmara dos Deputados, o outro, no Senado Federal?
Ciro Nogueira - Foi uma decisão do senador João Vicente Claudino, que acredita que assim será mais fácil aprovar a matéria.

Acessepiauí - E será fácil?
Ciro Nogueira - Não será fácil. Mas o Pará abriu o caminho.

Acessepiauí 
- O senhor é do norte do Piauí e defende a divisão, criando-se no sul o Estado do Gurgueia.
Ciro Nogueira - Sim. Hoje eu entendo que a divisão do Piauí será boa para o norte e para o sul. Haverá uma soma de receitas.

Acessepiauí - Não será dividir pobreza, como se fala?
Ciro Nogueira - Se fosse, eu não concordaria. A soma dos dois, Piauí e Gurgueia, será muito maior do que o Piauí inteiro.

Acessepiauí - Nas suas idas ao sul do Piauí, percebe o desejo de divisão?
Ciro Nogueira - Sim. Nós somos muito cobrados pela população. 

Acessepiauí - Embora o eleitor paraense esteja prestes a ser submetido a um plebiscito sobre a divisão do Estado, não quer dizer que o resultado favorável seja sancionado pelo Congresso Nacional. Ou quer?
Ciro Nogueira - Não vejo como o Congresso Nacional aprovar a realização do plebiscito, a população decidir pela criação do Tapajós e Carajás, e a nova situação política do Pará não ser confirmada. A cobrança será enorme. O Governo Federal, que resiste às divisões porque representam aumento de despesas no princípio, terá que preparar o Orçamento para a constituição do Tapajós e Carajás. E assim acontecerá com o Gurgueia.  

fonte; acessepiaui

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More