sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Júlio Cesar diz que divisão do Piauí gera mais crescimento


Por Rodrigo Antunes
O Deputado Federal Júlio César (PSD) afirmou na manhã desta sexta-feira (19) que a divisão do estado do Piauí seria a melhor forma de alcançar o avanço economico em ambas as regiões. O parlamentar é um dos apoiadores do projeto que tramita no legislativo nacional e requer aprovação popular por meio de plebiscito. Ele citou exemplos de estados que evoluíram economicamente após serem divididos.
Júlio descarta a palavra “divisão” e classifica o projeto como de “emancipação” dos estados. O deputado acredita que a não criação do estado do Gurguéia faria com que o estado perdesse verbas para outros estados que estariam se formando no Brasil, como os projetos de divisão do Pará e Maranhão.
- A idéia não é criar, é emancipar o Gurguéia, tira essa palavra dividir, por que a palavra dividir gera rejeição. Vamos trabalhar para fazer um grande movimento e aprovar. Por que se criar o Tapajós e o Carajás e não criar o Gurguéia, o Piauí fica inviabilizado, por que vamos ter que ceder para lá todo mês R$ 30 milhões, o que vai dar uns 400 milhões por ano para eles formarem a receita deles; argumenta.
Ainda como base de seu apoio ao projeto, Júlio César mencionou o sucesso das divisões de estados já realizadas no Brasil, e disse que os números irão falar alto na decisão do povo para a idéia. Segundo César, os estados que já tiveram seus territórios divididos apresentaram crescimento na economia e não geraram insatisfação da população.
- Outro argumento é o sucesso de todo processo de redivisão do Brasil. Está aí o Tocantins, Amapá, o Acre, Rondonia e Mato Grosso do Sul. Todos absolutamente foram bem sucedidos, e não há ninguém insatisfeito, em nenhum dado, por que se dividiu o estado. Quem ficou foi mais satisfeito foi o que cedeu área. O estado do Goiás e Tocantins crescia mais ou menos 1% ao ano, eles juntos, agora cada um cresce 2,5%. É o que vai acontecer conosco; pontuou Júlio.
O debate sobre a divisão do estado tem tomado espaço no meio político do estado. Uma outra corrente acredita que a divisão do estado não levaria a melhoria econômica, e só dividiria os problemas de cada região. O movimento “Piauí Unido” crê que criar uma nova máquina pública seria aumentar gastos desnecessários. O deputado Júlio César disse que aceita a contestação, mas continua aguerrido de suas idéias.
- Quem é democrata aceita a contestação,e aceito a mudança de idéia, agora me prove que eu mudo de idéia; desafia.
 
fonte;acessepaiui

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More