domingo, 7 de agosto de 2011

Teresina, a capital que divide o Piauí

O deputado Paes Landim (PTB-PI) solicitou ao Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, que determine ao Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) a realização de estudo sobre a viabilidade da divisão do território piauiense e a criação, ao sul, do Estado do Gurgueia. Na justificativa, protesta que a região é mal assistida desde a transferência da capital de Oeiras para Teresina, há um século e meio.

Paes Landim é autor do Projeto de Decreto Legislativo nº 439, de 1994, que dispõe sobre a realização de plebiscito para que os eleitores de norte a sul do Estado decidam se querem se separar. O recurso ao Ipea mostra alguns dados que justificam o empenho do deputado pela vitória da causa, mas ele também adianta que o outro lado tem "argumentos qualitativos". Estaria na hora de um juizo técnico neutro que possa dar subsídios a uma "decisão política responsável".

Se o ministro Moreira Franco, nascido no Piauí, concordar com a realização do estudo, o Ipea poderá se debruçar sobre a viabilidade econômica, social, cultural e histórica da divisão e, do outro lado, a possível inviabilidade decorrente dos custos necessários à formação de uma nova administração estadual. 

Sabe-se que uma parte da conta ficaria com a União, mas Paes Landim confia na plena viabilidade do Gurgueia, de terras agricultáveis, água subterrânea abundante, vales úmidos, rios perenes, três parques nacionais exuberantes (Serra das Confusões, Serra da Capivara e Nascentes do Parnaíba), minérios e, principalmente, um povo que estaria ansioso pela autonomia.

Ao ministro, o deputado diz que compartilha da crença de que a geopolítica "recomenda a descentralização político-administrativa, como fator de progresso e bem-estar social". A transferência da capital de Oeiras para Teresina teria deixado o sul desassistido e despertado ressentimentos que deram início ao movimento divisionista. O potencial econômico do sul do Piauí estaria reprimido há 159 anos.  

Um estudo do Ipea sobre a viabilidade técnica (ou não) da criação do Gurgueia ainda poderia servir de "verdadeiro divisor de águas na discussão de todos os numerosos projetos em tramitação no Congresso Nacional relativos à redivisão territoral do País". Seria um estudo "apartado do calor das refregas políticas". Quanto ao Piauí, o Ipea poderá confirmar se Teresina dividiu o Estado em norte e um ressentido Gurgueia.  



fonte ; acesse piaui

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More