segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Federal pode entrar no Caso BrVox. Acusado de ‘botar’ eleitores fantasmas no Piauí


Depois que o ai5piaui denunciou a postura do Instituto de Pesquisa BrVox no município de Palmeirais (CLIQUE E LEIA O CASO DE PALMEIRAIS), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu um pedido para botar a Polícia Federal para investigar o instituto. O pedido foi feito pelo candidato Demerval Silva, do município de Nazária, depois de constatar irregularidades na pesquisa realizada em seu município. Lá, o BrVox teria entrevistado até eleitores fantasmas (em localidade que nem mora gente). O resultado da pesquisa em Nazária foi divulgado pela coligação do atual prefeito Ubaldo Nogueira antes mesmo de ser registrada no TRE.
Na denuncia que fez ao TRE, Demerval Silva mostra que o site que seria contratante da pesquisa mantém contrato de publicidade para divulgar a Prefeitura Municipal de Nazária. Lá, o candidato a reeleição Ubaldo Nogueira (atual prefeito), apareceu em primeiro lugar na pesquisa. ‘Ele paga mensalmente o suposto site contratante da pesquisa’, observa Demerval.
‘Antes mesmo do resultado ser divulgado, os candidatos do lado de lá afirmavam que eu aparecia em terceiro lugar. E que só não estava em quarto porque só tem três candidatos a prefeito no município’, observa Demerval.
Na documentação, que já se encontra no Tribunal Regional Eleitoral, Demerval juntou cópias de uma conversa com um representante do Partido Republicano Brasileiro (PRB), aliado de Ubaldo Nogueira. A conversa foi gravada três dias antes da divulgação da pesquisa e o representante partidário já dizia o resultado para Demerval.
O candidato Alberto Sena, do Partido dos Trabalhadores (PT), também de lado oposto a Demerval, esteve na residência do senhor Augusto, no bairro Areias, na presença do pastor Diego, de Murilo e outras pessoas, também teria divulgado o resultado da pesquisa antes de seu registro.
OUTROS ERROS DA PESQUISA
O BrVox colocou os povoados da zona rural, Secretaria, Campos Dourado e Domingos como sendo bairros de Nazária. Depois, na sequência colocou como povoados. Com isso, as pessoas entrevistadas nos três aparecem duas vezes no resultado da pesquisa.
APARECEU UM POVOADO QUE NÃO EXISTE
Ninguém em Nazária conhece um tal povoado ‘Cabra’, que aparece na pesquisa. Lá, teriam sido entrevistados eleitores.
E OS ELEITORES FANTASMAS?
Já a localidade ‘Chico’ todos conhecem em Nazária. Lá, não mora ninguém há 20 anos, mas na pesquisa do BrVox aparecem eleitores que teriam sido entrevistados em suas residências.
PIPOCAM DENÚNCIAS DE NORTE A SUL DEPOIS DA MATÉRIA DO AI5
Depois que o ai5piaui divulgou o caso de Palmeirais, outros casos de norte a sul do Piauí estão sendo aparecendo através das redes sociais. Tem até o caso de um candidato que teria gravado uma conversa em que estaria sendo negociado um primeiro lugar em resultado de pesquisa.
O TRE ainda não se manifestou sobre o pedido de Demerval Silva, se vai ou não determinar que a Polícia Federal entre no caso.

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More