quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SERRA DO GADO BRAVO

Estive visitando a Serra do Gado Bravo, em Curimatá, no Bico da Serra, no antigo Olho D'água do Bico, no último dia 13 pela manhã, acompanhado do Biólogo Ronaldo, seu irmão Adonaldo e meu primo Solteirão.

Por volta das 7 00 horas partimos do Maranhista, propriedade do meu Tio Felisberto, pai de Solteirão e partimos rumo ao Bico, percorrendo aproximadamente quatro quilômetros, até alcançar os primeiros degraus do pé da serra.


O enorme conjunto de rochas, a vegetação densa, dificulta o acesso ao Bico da Serra, com certeza o local mais lindo desta fantástica chapada, conhecida como Serra do Gado Bravo, de superfície aplainada e laterais com paredão abrupto, principais características de uma chapada, resultado de um intenso trabalho erosivo..

Eu já havia visitado o Bico da Serra no final da década de 60 e no início dos anos 70. Já tinha alcançado sua parte mais elevada no Sertão no início da década de 70 e estive próximo da altitude mais saliente no Resfriado em janeiro de 2010.

No Bico da Serra encontrei só o lugar do antigo olho d'água. Aquela linda nascente desapareceu e só resta as pedras lisas onde as mulheres lavavam roupa.

Desta vez avançamos aproximadamente 200 m acima do antigo olho d'água, ficando bem próximo, do paredão mais alto do bico. A altitude mais elevada da Serra do Gado Bravo é no bico, com pouco mais de 700 m do nível do mar, altitude mais de duas vezes superior à sede do município e semelhante à altitude de Pedro II, cidade com maior altitude do Piauí.

A paisagem do Bico da Serra do Gado Bravo é exuberante. Existem bonitas cavernas e rochas fantásticas. Apesar das queimadas criminosas que atingem a região todos os anos, a vegetação é linda.

O potencial turístico é extraordinário. Do bico da Serra do Gado Bravo, temos uma esplêndida visão das várzeas, sendo possível ver Curimatá e a Represa Algodões II.

A Serra do Gado Bravo localiza-se ao sul da cidade, se estendendo no sentido sudoeste e oeste, alcançando o município de Parnaguá, onde a altitude é mais modesta, considerando a superfície circundante.



Escrito por Profº Erasmo Rocha








1 comentários:

o ser humano só faz destruir o que Deus deixou de belo.

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More