terça-feira, 21 de agosto de 2012

Temperatura pode chegar aos 42ºC no Piauí nos próximos dias


A sequência de massas secas e quentes tem deixado o tempo bastante seco em todo Piauí, onde se registra, em média, 35ºC diariamente. O mais grave é que a meteorologia prevê temperaturas ainda mais altas para os meses de setembro e outubro, quando essa média pode chegar a ultrapassar os 40ºC.

"Nos últimos dias, a temperatura do estado tem oscilado entre 34ºC e 36ºC, com maior frequência nos 35ºC. Mas, teve dias que registramos 37ºC durante os horários de pico", informa Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar).

Ela acrescenta que a tendência é das condições climáticas piorarem ainda mais nos próximos meses, quando se inicia o tradicional período do B-R-O-BRÓ, cujas temperaturas podem atingir os 40ºC, chegando até os 42ºC.

"Não existe previsão de chuvas para o Piauí. Em Teresina, esses dias, houveram alguns chuviscos isolados, mas, estes são resquícios de nuvens úmidas que chegaram até a capital. As altas temperaturas são consequências da massa de ar seca somada às características da proximidade do B-R-O-BRÓ", explica a meteorologista.


Baixa umidade do ar alerta população do extremo Sul do estado

A previsão também não é nada animadora quando se trata da umidade do ar, que pode atingir valores abaixo dos 30% nos municípios situados no Centro/ Norte do Piauí e abaixo dos 25% nas cidades do Sul e extremo Sul do estado.


Em Teresina, por exemplo, os índices oscilam entre 30% e 25%. Já nos municípios de Canto do Buriti, São João do Piauí, Caracol e de São Raimundo Nonato, que estão localizados no semiárido, a umidade pode chegar aos 12%.


A umidade relativa do ar ideal gira em torno de 50% a 80%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica que percentuais inferiores a 30% são considerados estado de atenção. Entre 20% e 12%, considera-se estado de alerta e abaixo de 12%, alerta máximo.


Fonte: Da redação  

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More