segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Governo investe em pesquisa para diminuir as perdas com a estiagem

Com um índice de pluviosidade de apenas 100 milímetros do ano passado para cá, os agricultores da região Sul do Piauí vêm amargando perdas significativas em suas colheitas. Em Picos, por exemplo, os produtores de mel e caju tiveram uma redução de até 80% na quantidade de produtos extraídos da terra. Buscando reduzir as perdas dos produtores com a estiagem, o Governo do Estado vem investindo na realização de pesquisas, que estão sendo desenvolvidas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). 



Durante visita às fábricas de suco de caju e cajuína no município de Picos, na tarde do último sábado (25), o governador Wilson Martins anunciou uma nova esperança para os produtores da região: o hidrogel. Trata-se de uma substância líquida que consegue absorver o que tiver de humidade ao redor da planta para transformar em água para a sua sobrevivência. A experiência está sendo desenvolvida com 200 mudas de caju. A partir do resultado alcançado será feito um planejamento para encontrar a melhor forma de fornecer a tecnologia aos agricultores familiares que sofrem todos os anos com as consequências da seca.

“Daqui a 60 dias já queremos estar com os resultados dessa experiência em mãos. No entanto, eu já autorizei a liberação de recursos para que a Secretaria de Desenvolvimento Rural possa fazer um projeto piloto em outras regiões. Assim teremos uma experiência mais sólida durante o inverno, que é a época em que todo mundo quer plantar caju”, explica o governador ao comentar que também será implantada a política de substituição dos cajueiros que morreram por causa da estiagem, através da implementação de uma nova distribuição de mudas de caju.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, o governador já autorizou que ele destine, caso seja necessário, uma nova quantia para o aprofundamento das pesquisas com o hidrogel ou mesmo para a aquisição de novas mudas. “Já estamos organizando para a próxima semana uma reunião com representantes das cadeias produtivas da região, para que possamos encontrar outras soluções para reduzir os efeitos da seca para os produtores, a exemplo dos incentivos financeiros concedidos pelas instituições financeiras”, ressalta.

Novos projetos para o segmento da apicultura
O Governo do Estado está adquirindo toda a infraestrutura necessária para a migração de abelhas na região de Picos, disponibilizando investimentos aos produtores por meio de acordos com instituições financeiras como o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil. Também está incluso no projeto ações direcionadas para a alimentação das abelhas, para que estas tenham condições para permanecer no local. O adensamento da mata nativa da região, no caso a caatinga, também é um dos anseios do Governo. “Esse é um projeto muito maior, que acolhemos com alegria, pois permitirá um arranjo produtivo na dimensão da apicultura existente no Sul do Piauí”, comemora Wilson Martins.

Fonte: CCOM

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
VOLTE SEMPRE

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More